23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Ansiedade e depressão são principais motivos de afastamento de servidores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Transtornos mentais e comportamentais foram responsáveis por 19% das licenças da Saúde em 2018

Os servidores da Secretaria de Saúde tiraram 38.648 licenças para tratar de saúde em 2018. Destas, 7.435 foram para tratar de problemas de transtorno mental ou comportamental, 19,2% do total.

Entre os problemas mais registrados estão a ansiedade e a depressão. O percentual de servidores com transtornos ansiosos dentro das 7.435 licenças chegou a 28,9%, seguido de episódios depressivos, com 26,8%.

Em seguida aparece o estrese grave, com 17,3% dos episódios de licenças por transtorno mental ou comportamental, e o transtorno depressivo recorrente, com 17,2%.

Saúde mental

Não é o primeiro ano que a saúde mental é o que mais afasta servidores da Secretaria de Saúde. Em 2017 este já era o principal motivo de afastamento e licenças para cuidar da saúde.

O motivo, inclusive, deu origem ao Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Caessp-DF) – Espaço NovaMente-, criado pelo SindSaúde-DF.

“Nós ficamos assistindo servidores se afastarem e, muitas vezes, nem voltarem por falta de cuidado. O Estado virou as costas, nós não poderíamos fazer o mesmo. E assim surgiu a NovaMente”, explica a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Espaço NovaMente

O Espaço NovaMente funciona no Guará, num espaço de 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Os servidores afastados do trabalho ou em processo de afastamento têm atendimento interdisciplinar com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e serviço social.

A NovaMente disponibiliza, em seu site, o cadastro para o acolhimento e atendimento aos servidores filiados ao SindSaúde-DF. Após a realização desse registro, o interessado será contatado pela equipe da NovaMente, que o informará se ele conseguiu ou não a vaga.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img