21.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

Maioria das licenças na Saúde é de servidores jovens

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Servidores com idade entre 28 e 47 anos responderam por 68% das licenças em 2018

Os servidores jovens foram os que mais se afastaram do trabalho na Secretaria de Saúde em 2018. Das 38.648 licenças tiradas por trabalhadores da pasta no ano passado, 68% foram de servidores com idade entre 28 e 47 anos.

O levantamento do Perfil do Absenteísmo-doença dos servidores públicos foi realizado pela própria Secretaria de Saúde e mostrou que é têm aumentado, ano após ano, as licenças dos servidores da pasta.

Para o diretor técnico do Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Caessp-DF) – Espaço NovaMente -, psicólogo Lucio Costa, os dados são preocupantes. “Nessa idade o trabalhador está na fase mais produtiva da sua vida e os problemas de saúde mental estão tirando ele do trabalho e dificultado sua volta”, explica.

Saúde mental

Quase 20% dos afastamentos na Saúde em 2018 foram por transtornos mentais e comportamentais. Entre esses problemas, lideram as licenças para tratar de problemas de ansiedade (29%) e depressão (28%). Estresse grave e depressão recorrente também estão entre os principais motivos de afastamento.

“Nosso servidor está doente e não tem tido tratamento. Muitos foram os casos de suicídio que presenciamos e parece que só agora o Estado está se dando conta disso”, reflete a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

O SindSaúde lançou, em 2019, o Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Caessp-DF) – Espaço NovaMente – para cuidar dos servidores da Saúde adoecidos e afastados do trabalho.

A demanda cresceu e hoje o espaço já atende também servidores do Sistema Penitenciário, Educação e está em tratativas para acolher também trabalhadores da Secretaria de Justiça (Sistema Socioeducativo) e agentes de fiscalização do DF.

Espaço NovaMente

O Espaço NovaMente funciona no Guará, num espaço de 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Os servidores, encaminhados pelas respectivas secretarias, têm atendimento interdisciplinar com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e serviço social.

Não há custo para os servidores. O projeto foi criado e é custeado pelo SindSaúde.

A NovaMente disponibiliza, em seu site, o cadastro para o acolhimento e atendimento aos servidores filiados ao SindSaúde-DF. Após a realização desse registro, o interessado será contatado pela equipe da NovaMente, que o informará se ele conseguiu ou não a vaga.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img