26.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Mulheres são as que mais adoecem na Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Trabalhadoras responderam por 80,5% das licenças durante o ano de 2018

As mulheres adoeceram mais que os homens na Secretaria de Saúde do Distrito Federal durante o ano de 2018. Elas responderam por 80,5% das licenças emitidas no ano passado, um total de 31.117 afastamentos.

As servidoras representam 70% da força de trabalho da Secretaria de Saúde. Como em toda a pasta, o maior motivo de afastamento delas foi problemas de transtorno mental e comportamental – 36% do total.

Problemas como ansiedade e depressão lideram os afastamentos – 28,9% e 26,8%, respectivamente. Estresse grave e depressão recorrente também estão entre os motivos que fazem com que os funcionários públicos do DF deixem o trabalho, 17% dos casos.

Perfil do absenteísmo

O levantamento do Perfil do Absenteísmo-doença dos servidores públicos foi realizado pela Secretaria de Fazenda do DF e mostrou que têm aumentado, ano após ano, as licenças dos servidores da pasta.

Em 2018, 15.316 servidores da Saúde tiraram 38.648 licenças, um aumento de 14,3% em relação a 2017. Os homens tiraram menos licenças – respondendo por 30% da força de trabalho, eles se afastaram 7.531 vezes.

A saúde mental é o foco do trabalho do Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Caessp-DF), conhecido como Espaço NovaMente. Idealizado pelo SindSaúde, o espaço funciona no Guará, num local de 4 mil metros quadrados de área verde.

Recentemente, a técnica de enfermagem aposentada Elzimar Mendes iniciou tratamento na NovaMente. Acometida por depressão há quase três décadas, ela alega que a sua doença sempre foi mal vista entre os seu colegas de trabalho e pelos chefes. “Todos me viam como se eu estivesse forjando uma coisa, como se eu estivesse mentindo, que eu não quisesse trabalhar, mas as pessoas não tinham noção do que eu passava. Tive síndrome do pânico, depressão e muita insônia”.

Espaço Novamente

O local foi criado para atender servidores afastados do trabalho por problemas de saúde mental. Além dos consultórios para atendimento, há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Os servidores têm atendimento interdisciplinar com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e serviço social.

Atualmente, o Espaço NovaMente atende servidores da Saúde e do Sistema Penitenciário. Nas próximas semanas começará também o atendimento de trabalhador da Educação e está em estudo a ampliação para servidores da Justiça (Sistema Socioeducativo) e agentes de fiscalização do DF.

A NovaMente disponibiliza, em seu site, o cadastro para o acolhimento e atendimento aos servidores filiados ao SindSaúde-DF. Após a realização desse registro, o interessado será contatado pela equipe da NovaMente, que o informará se ele conseguiu ou não a vaga.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img