23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Governo deve priorizar construção do Hospital do Servidor

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Diante da crise econômica, GDF reduziu em 75% o número de trabalhadores que terão plano de saúde

Em meio a problemas orçamentários, o governo do Distrito Federal reduziu em 75% o número de servidores que terão direito a um plano de saúde, informa o Portal Metrópoles. A previsão inicial seria a de que 40 mil trabalhadores seriam atendidos pelo convênio. Agora, o governo diz que apenas 10 mil funcionários serão beneficiados.

Na reportagem, o presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), Ricardo Perez, alega que o GDF estuda a possibilidade de tirar do papel, ainda neste ano, o projeto de construir o Hospital do Servidor.

A ideia desse hospital partiu do SindSaúde DF, que sempre foi contra a concessão planos de saúde aos servidores. Segundo a presidente da entidade,Marli Rodrigues, o governador Ibaneis Rocha (MDB) inclusive já disponibilizou um terreno para a instituição.

“Um hospital para o funcionário público não discrimina ninguém, todos têm acesso a ele”.  De acordo com a sindicalista, “o plano de saúde não atende às carências do servidor, sobretudo no que concerne a cuidados preventivos”. Além disso, ela afirma que os planos de saúde não aceitarão atender funcionários públicos aposentados.

Proposta

O projeto de concessão de planos de saúde ainda precisa ser aprovada pelas esferas do governo local. A redução no número de atendidos pelo benefício ocorre devido a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que obriga o GDF, a partir deste mês, a devolver o Imposto de Renda que incide sobre as folhas de pagamento e sobre os benefícios pagos aos servidores com recursos do Fundo Constitucional do DF.

Nesta sexta-feira (3), em decisão liminar, o ministro do STF Marco Aurélio Mello derrubou a decisão do TCU. Diante disso, o governo local não precisará ressarcir à União em R$ 10 bilhões e poderá continuar com a arrecadação mensal de R$ 56,6 milhões. Contudo, o alívio ao GDF é apenas momentâneo, pois a 1ª Turma do STF ainda julgará, de forma definitiva, o assunto. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img