26.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

SindSaúde flagra falta de estrutura em UBS de Ceilândia. Veja fotos:

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Assédio, falta de condições de trabalho e muito improviso para atender a população do Sol Nascente

Na manhã desta terça-feira (16), a Direção do SindSaúde esteve na Unidade Básica de Saúde 1, em Ceilândia. Diversas são as irregularidades encontradas pela presidente Marli Rodrigues durante a visita.

O espaço físico utilizado não proporciona as condições necessárias para um atendimento de qualidade aos pacientes. Quatro equipes dividem um espaço improvisado há 5 anos e atendem toda a população do Sol Nascente trecho 2.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 11.49.02.jpeg

À presidente Marli Rodrigues, os servidores denunciaram que sofrem perseguições e opressão da gestão da unidade. De acordo com os trabalhadores, é costume das chefias tratar os servidores no grito.

Servidores relatam que a frase “Vamos resolver ali em baixo” era frequentemente usada na gestão da ex-gerente, Cleocilene Andrade, o que era uma indireta, que dava a entender que devolveria o servidor para o setor de origem. “Houve um caso em que a chefia incitou o paciente contra o servidor que estava em atendimento externo com as equipes na rua fazendo visitas, resultando em um ataque furioso do paciente que jogou o carro contra o servidor”, destacou.

 

WhatsApp Image 2019-04-17 at 11.49.02 (1).jpeg

 

Foi possível ver a quebra dos protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, como é o caso da pia que é usada para esterilizar os instrumentos de trabalho.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 11.49.03.jpeg

 

Ou então a situação da pediatria que é separada do banheiro por uma divisória simples, levando risco aos pacientes.

 

WhatsApp Image 2019-04-17 at 11.49.03 (1).jpeg

 

Segundo denúncia dos servidores, a unidade não possui ponto de oxigênio, por isso os pacientes que lá ficam internados precisam de balões de oxigênio, que por sua vez, segundo relatos, constantemente estão com problemas nas válvulas. Também não possui sala de vacina, não faz curativo e não tem farmácia.

Autoritarismo

Quando a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, chegou à UBS 1 de Ceilândia, houve tentativa de barrar a entrada da direção. A postura foi pós da senhora Fernanda Dutra Macedo, supervisora de Serviços de Atenção Primária da unidade. O sindicato não se intimidou e continuou sua visita e conversa com os servidores do local. Leia aqui matéria completa sobre o ocorrido.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img