Especialistas debatem saúde mental em lançamento de projeto do SindSaúde

Especialistas debatem saúde mental em lançamento de projeto do SindSaúde

25/03/2019 - 12:24 // Por SindSaúde DF // Imagens: Peter Neylon // Notícias

Estudiosos do tema ressaltaram a importância de projetos como o Espaço NovaMente

Especialistas e estudiosos de saúde mental marcaram presença no evento de lançamento do projeto NovaMente, iniciativa do SindSaúde para e estudar e tratar servidores acometidos por enfermidades mentais. Entre os convidados, esteve o sociólogo e professor Paulo Delgado, autor da lei que extinguiu os manicômios do Brasil.

Segundo o professor, há uma correspondência direta entre o aumento da tecnologia e o crescimento de pessoas com doenças mentais. "Estamos vivendo um momento digital que leva a uma vida artificial. E isso está levando as pessoas ao adoecimento sem perceber. Nesse tempo de desconexões entre as pessoas, o SindSaúde está reconectando e dando exemplo no DF”, disse Delgado.

O representante da Associação Brasileira de Saúde Mental, Marcelo Kimati, mostrou preocupação com o aumento de servidores que entram de licença médica. "Estamos nos afastando mais do trabalho e adoecendo mais porque vivemos em condições de trabalho cada vez pior".

Também marcaram presença no evento de lançamento do Espaço NovaMente, Ileno Izídio da Costa, decano da UnB e Leonardo Pinho, representante Conselho Nacional dos Direitos Humanos, além de políticos e autoridades.

Projeto
O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal nasceu da necessidade de acolher e cuidar de quem cuida. É um espaço para prevenção, estudos e acompanhamento de servidores da Saúde do DF que estejam acometidos por enfermidades psicológicas. A inauguração do espaço ocorreu na última quinta-feira (21), no Hotel San Marco.

De acordo com o diretor técnico da NovaMente, Lúcio Costa, a partir de agora "vamos poder compreender de forma objetiva as causas do adoecimento do servidor".

Veja também:

Notícias Servidores podem suspender parcelas no BRB por até 90 dias Congelamento dos pagamentos se dará como parte de ações para superar crise do Covid-19  Por conta...
Notícias Plantão Covid 19 - acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo...
Notícias Pregão é revogado e Plano de Saúde para servidores terá atrasos A ideia do GDF é oferecer este auxílio aos servidores por meio de coparticipação O plano...
Notícias 29 mil servidores terão a GATA incorporada aos salários No total, 29.311 servidores da Secretaria de Saúde, 18.360 ativos e 10.951 inativos, terão incorporados...