Especialistas debatem saúde mental em lançamento de projeto do SindSaúde

Especialistas debatem saúde mental em lançamento de projeto do SindSaúde

25/03/2019 - 12:24 // Por SindSaúde DF // Imagens: Peter Neylon // Notícias

Estudiosos do tema ressaltaram a importância de projetos como o Espaço NovaMente

Especialistas e estudiosos de saúde mental marcaram presença no evento de lançamento do projeto NovaMente, iniciativa do SindSaúde para e estudar e tratar servidores acometidos por enfermidades mentais. Entre os convidados, esteve o sociólogo e professor Paulo Delgado, autor da lei que extinguiu os manicômios do Brasil.

Segundo o professor, há uma correspondência direta entre o aumento da tecnologia e o crescimento de pessoas com doenças mentais. "Estamos vivendo um momento digital que leva a uma vida artificial. E isso está levando as pessoas ao adoecimento sem perceber. Nesse tempo de desconexões entre as pessoas, o SindSaúde está reconectando e dando exemplo no DF”, disse Delgado.

O representante da Associação Brasileira de Saúde Mental, Marcelo Kimati, mostrou preocupação com o aumento de servidores que entram de licença médica. "Estamos nos afastando mais do trabalho e adoecendo mais porque vivemos em condições de trabalho cada vez pior".

Também marcaram presença no evento de lançamento do Espaço NovaMente, Ileno Izídio da Costa, decano da UnB e Leonardo Pinho, representante Conselho Nacional dos Direitos Humanos, além de políticos e autoridades.

Projeto
O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal nasceu da necessidade de acolher e cuidar de quem cuida. É um espaço para prevenção, estudos e acompanhamento de servidores da Saúde do DF que estejam acometidos por enfermidades psicológicas. A inauguração do espaço ocorreu na última quinta-feira (21), no Hotel San Marco.

De acordo com o diretor técnico da NovaMente, Lúcio Costa, a partir de agora "vamos poder compreender de forma objetiva as causas do adoecimento do servidor".

Veja também:

Notícias Aposentados e pensionistas devem preencher declaração relativa à pecúnia Documento de não ajuizamento de ação judicial está disponível de segunda a sexta, das 8h...
Notícias Jurídico é vitorioso em ação de servidora no valor de R$ 170 mil Além de processos trabalhistas, advogados do SindSaúde também atuam em todas as outras áreas O Departamento...
Notícias SES faz esquema especial para retirada de remédios nesta semana Devido ao ponto facultativo, pacientes que precisam de medicamentos de alto custo devem ficar atentos...
Notícias SindSaúde cobra melhores condições de trabalho na Região Centro Sul Presidente Marli Rodrigues se reuniu com a superintendente Moema no Guará e levou diversas demandas...