Espaço NovaMente é lançado com novo conceito em atendimento da saúde mental

Espaço NovaMente é lançado com novo conceito em atendimento da saúde mental

22/03/2019 - 16:27 // Por SindSaúde DF // Imagens: Eder Oliveira // Notícias

Servidores, autoridades e estudiosos prestigiaram o evento realizado nesta quinta-feira (21) 

O Distrito Federal ganhou nesta quinta-feira (21) um espaço para acolhimento, atendimento e pesquisa da saúde mental do servidor público. O Espaço NovaMente, idealizado pelo SindSaúde, foi inaugurado com festa no Hotel San Marco, prestigiada por especialistas, servidores e autoridades.

“Essa é uma noite que marca a vida do servidor público, inauguramos um cuidado que esperamos que comece na NovaMente e se espalhe”, afirmou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Idealizado pelo sindicato, o espaço será referência para pesquisa do adoecimento do servidor da Saúde, permitindo entender as causas do adoecimento e a proposição de políticas públicas efetivas para resolver o problema.

O diretor técnico da NovaMente, Lucio Costa, explicou que o atendimento será em parceria com os sistemas já existentes de tratamento da saúde mental. “Teremos 20 profissionais trabalhando juntos, de áreas diferentes, para compreender de forma objetiva as causas do adoecimento do servidor".

Exemplo

O sociólogo e responsável pela lei que acabou com os manicômios no país, Paulo Delgado, prestigiou o evento e defendeu que a NovaMente seja um exemplo para ser seguido em outros Estados. "Estamos vivendo um momento digital que leva a uma vida artificial. E isso está levando as pessoas ao adoecimento sem perceber. Nesse tempo de desconexões entre as pessoas o Sindsaude está reconectando e dando exemplo no DF”, afirmou.

O representante da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Marcelo Kimati, também elogiou a iniciativa e apontou as condições de trabalho como um motivo claro de adoecimento. "Estamos nos afastando mais do trabalho e adoecendo mais porque vivemos em condições de trabalho cada vez pior", refletiu.

"Acabei de ganhar um presente, ver uma iniciativa deste tipo, da forma que está sendo pensada e com os companheiros que estão aqui lutando há tantos anos pela saúde mental. Fico muito feliz de saber que teremos parceiros importantes nessa luta no DF", disse o decano da UnB e pesquisador de saúde mental, Ileno Izídio da Costa.

Prestigio

O evento contou com a participação de autoridades da pesquisa e também políticos parceiros. Estiveram no lançamento da NovaMente os deputados distritais Reginaldo Sardinha, Julia Lucy e Claudio Abrantes; a deputada federal Erika Kokay; o ex-distrital e presidente da Codhab, Wellington Luiz; e os secretários do Trabalho, João Pedro Ferraz, e da Saúde, Osnei Okumoto; além do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Veja também:

Notícias Saúde prepara contratação temporária de 900 profissionais para combater a Covid-19 Cadastro para temporários abrange várias áreas, como médicos, enfermeiros e especialistas Um edital para seleção de...
Notícias Saúde paga R$ 6,4 milhões em TPD nesta quarta-feira No total, 4.647 servidores vão receber por trabalho extra de março A Secretaria de Saúde efetuará,...
Notícias Modernização das carreiras de Assistência à Saúde pode começar este ano Publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2020 no DODF prevê R$ 105,5 milhões...
Notícias SES amplia carga horária de mais 108 servidores da pasta Trabalhadores farão 40 horas semanais para auxiliar no atendimento A Secretaria de Saúde ampliou a carga...