19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

SindSaúde cobra reunião para tratar de pagamento de pecúnias em atraso

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Presidente do sindicato encontrará secretário de Saúde para estabelecer cronograma de reuniões

A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto, cobrando o agendamento de uma reunião para tratar dos pleitos da categoria, entre eles o pagamento das pecúnias em atraso.

A ideia é estabelecer também um cronograma de reuniões para acompanhamento dos pleitos dos servidores da Saúde e cumprimento dos acordos e compromissos firmados publicamente com a categoria.

“O servidor deu um voto de confiança a este governo e tem boas expectativas por meio do diálogo que já está estabelecido com o sindicato. As pecúnias estão entre os primeiros pontos a se discutir, já que estão muito atrasadas”, explica Marli.

Direito

O pagamento de licenças-prêmio convertidas em pecúnia aos servidores aposentados que não gozaram do benefício ao longo da carreira é um direito previsto no artigo 142 da Lei Complementar nº 840/11, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do DF.

A licença tem caráter indenizatório e é concedida ao servidor efetivo com três meses de descanso remunerado a cada cinco anos de trabalho. Quem não goza do direito, recebe o valor quando se aposenta.

No fim de dezembro, o GDF pagou as pecúnias de quem aposentou entre 1 e 4 de julho de 2016.

A lei não vinha sendo cumprida pelo Governo do Distrito Federal. A legislação prevê o pagamento em até 60 dias contados da data da aposentadoria, mas muitos servidores esperam mais de dois anos para receber.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img