21.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Mais de 80% da população do DF reprova a gestão de Saúde durante o governo Rollemberg

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Levantamento realizado pela Codeplan comprova caos vivido pelas pessoas que precisam do SUS

Uma pesquisa feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que tinha como objetivo medir o nível de satisfação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), comprovou a ineficiência do SUS durante o gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Em 2017, o estudo atestou que 83% dos habitantes do DF consideram como negativo o sistema de saúde pública. No ano passado, o índice foi de 75%. Esses números referem-se às pessoas que nunca foram atendidas pelo programa Saúde da Família, iniciativa que tem como intuito aproximar profissionais do SUS das pessoas.

Em relação àqueles que já receberam a visita de algum profissional do programa, o nível de reprovação da saúde pública foi menor: 69% (2017) e 60% (2018).

A pesquisa ouviu 6.363 pessoas maiores de 18 anos por telefone.

Fiasco

O levantamento da Codeplan atestou o fracasso na implementação do programa Estratégia Saúde da Família no governo Rollemberg. De acordo com ela, em 2017 e 2018, apenas 9% das pessoas ouvidas receberam a visita de algum profissional à frente da iniciativa, o que comprova a falta de planejamento do antigo governo.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, no final de dezembro do ano passado, o ex-secretário de Saúde Humberto Fonseca apresentou números totalmente contrários da pesquisa da Codeplan. Segundo ele, durante a sua gestão, “o principal avanço foi a total reestruturação da rede de saúde a partir da atenção primária, com a ampliação da estratégia saúde da família, de 30% para 70% de cobertura”.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, “os números dessa pesquisa já eram esperados”. Para ela, “o novo governador terá um grande desafio para sanar os problemas que a Saúde do DF foi colocada nos últimos quatro anos”

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img