24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Incompetência: SES devolve mais recurso federal e ainda fica com saldo devedor

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Ministério da Saúde enviou ofício com a cobrança por conta de pagamento sem atualização dos valores

Não bastasse ter que devolver recursos ao Ministério da Saúde por incompetência de gestão, a Secretaria de Saúde do DF ainda fez o pagamento sem atualização dos valores. Agora, em ofício enviado em 6 de dezembro último, o MS cobra o pagamento de um saldo devedor.

O recurso que veio do Fundo Nacional de Saúde para “Estruturação do Núcleo de Economia da Saúde do Distrito Federal” foi devolvido integralmente já que nenhum centavo dos R$ 248.148,72 (duzentos e quarenta e oito mil, cento e quarenta e oito reais e setenta e dois centavos) foi utilizado.

A SES fez a devolução em duas parcelas, em 17/09/2018 e 08/10/2018. No entanto, os valores foram recolhidos sem atualização. Agora, a secretaria tem que fazer a devolução da diferença do saldo devedor, no valor de RS 4.166,74 (quatro mil, cento e sessenta e seis reais e setenta e quatro centavos).

O valor está corrigido proporcionalmente às datas dos pagamentos efetuados pela SES e deve ser pago até 13 de janeiro, 30 dias corridos após a notificação, assinada pela SES em 13 de dezembro.

mscobra

“Recurso devolvido que poderia muito bem ser utilizado se houvesse boa gestão. E ainda ter que gerar uma nova logística para o pagamento de menos de R$ 5 mil de diferença de saldo devedor. Tudo isso porque houve incompetência desse governo e seus aliados. Se o recurso tivesse sido aplicado, bastava a prestação de contas”, afirma a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Sobre as recorrentes devoluções de recursos ao MS, ocorridas na gestão do governo de Rodrigo Rollemberg e do secretário Humberto Fonseca, o futuro secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pontuou que há um planejamento.

Em visita aos diretores do SindSaúde-DF, Okumoto afirmou que pretende montar uma equipe técnica para elaborar os projetos e executar todos os recursos repassados pelo Governo Federal, evitando assim a devolução.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img