sexta-feira, 19 abril, 2024

SindSaúde apresenta cenário da Saúde do DF para futuro secretário

Osney Okumoto e equipe receberam diagnóstico de dimensionamento de pessoal de toda a rede pública

A diretoria do SindSaúde-DF recebeu, nesta sexta-feira (7), na Clínica Nova Mente, o futuro secretário de Saúde, Osney Okumoto, e sua equipe para apresentar um diagnóstico da pasta e as demandas dos servidores para que o novo governo construa suas políticas com diálogo.

A Nova Mente é uma clínica multiprofissional voltada para a saúde mental dos servidores. Ainda em campanha, Ibaneis Rocha conheceu o local, se encantou com a proposta e afirmou ser parceiro da iniciativa. O local oferecerá fisioterapia, farmácia, música, nutrição, biodança, psicologia, educação física e terapia ocupacional para os servidores.

O secretário Okumoto reafirmou a parceria iniciada por Ibaneis e disse que quer construir junto com os servidores a administração da pasta. Prometeu transparência na gestão e diálogo.

“Tenho visto muita coisa, ficado muito preocupado, mas, no entanto, conheci a Marli, algumas pessoas fizeram uma apresentação para mim e comecei a sentir que tem jeito de fazer um trabalho muito bacana. Mas nunca seria possível fazer algo só pelo grupo executivo e pelos amigos. Só vamos conseguir fazer com participação de vocês”, ressaltou Okumoto.

O secretário-adjunto de Gestão, Francisco Araujo, reforçou que a equipe que assume a missão na pasta está preparada para os desafios e trabalhará com “comprometimento todos os dias, dedicação e ética”.

“Vamos aplicar cada centavo da saúde pública e dos senhores. Os trabalhadores da saúde serão nossos grandes aliados. Cuidaremos de vocês como pais. Vamos cuidar de vocês para vocês cuidarem da população. Seremos transparentes com os gastos e vamos fazer tudo conversado”, apontou.

Valorização

“Queremos nossa saúde recuperada, reinventada. E isso passa pela valorização dos servidores. Somos servidores dispostos e somos parceiros. Queremos respeito conosco, não vamos admitir sabotagem e podem contar conosco como servidores públicos que somos, que não fogem à luta”, afirmou a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Parceiro do SindSaúde, o deputado Wellington Luiz (MDB), ressaltou a força dos servidores na luta por um cenário melhor e a importância de se valorizar o grupo que tem batalhado tanto.

“A relação de respeito e carinho que tenho por esses servidores nasceu quando era presidente da CPI da Saúde. A partir dali eu percebi que aqui [na Saúde] se tem os melhores servidores. Pessoas que, mesmo abandonadas pelo atual governo, mantiveram seu compromisso de bem servir a população. Nós temos a disposição de dar a volta por cima e temos a condição de fazer isso”, apontou o deputado Wellington Luiz (MDB).

O deputado Wasny de Roure (PT) também prestigiou o encontro da equipe de transição com a diretoria do SindSaúde. “Foram quatro anos muito difíceis e a realidade é péssima. O atual governo perdeu recursos e a nova equipe precisará gerir o Fundo da Saúde e cuidar melhor do orçamento. Não deixe de priorizar e fortalecer o SUS, secretário. É o que a população precisa”, pediu.

Diagnóstico

Foram expostos ao secretário diversos temas e reivindicações da categoria, como a substituição da TPD, os casos de desvio de função e o quantitativo de servidores na Saúde.

Além disso, o SindSaúde também apresentou a proposta de instalação de uma sala de situação com detalhes do funcionamento da Saúde local – seriam tratados temas como, por exemplo, a falta de insumos e medicamentos.

- Advertisement -spot_img