20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Em 2018, Inca prevê 850 novos casos de câncer de próstata no DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Neste mês é celebrado o Novembro Azul, data de conscientização do diagnóstico precoce da doença

Até o final deste ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 850 novos casos de câncer de próstata em homens do Distrito Federal. Em todo o Brasil, o órgão calcula 68.220 ocorrências da enfermidade.

No País, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Neste mês, é comemorado o Novembro Azul, data em que homens de todo o mundo são conscientizados sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença ocorre quando ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Não há uma causa específica para o surgimento da enfermidade, porém o risco de adquiri-la aumenta com o avançar da idade.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois 75% dos casos ocorre a partir dos 65 anos.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. No entanto, quando eles surgem, os sinais mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes.

Existem dois exames que diagnosticam o câncer de próstata. Um deles é o de toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. O outro é um exame de sangue que medido a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

Detecção
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens negros ou que possuem casos familiares da doença façam algum desses exames aos 45 anos. Os demais devem procurar um urologista aos 50 anos de idade.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img