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quarta-feira, 24 abril, 2024

Santa Maria: Pacientes precisam brigar por atendimento após 12 horas de espera

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SindSaúde DF
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Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Falta de gestão da SES penaliza quem precisa da rede pública de Saúde

Mais uma vez, o descaso do Governo do Distrito Federal com a Saúde deixa pacientes em situação de desespero. Na noite desta quarta-feira (24), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), pacientes se uniram em gritos de ordem e pedidos emocionados por médicos para conseguir atendimento.

Grávidas aguardavam há mais de 12 horas na emergência da maternidade, mas a falta de servidores impedia o atendimento. O mesmo ocorria no pronto-socorro, onde só dois pediatras e um ortopedista constavam na escala. 

“A situação é grave por total descaso e falta de gestão. É isso que temos assistido. Só disponibiliza um médico, ele entra para o centro cirúrgico e todo mundo de fora aguardando atendimento. É um absurdo”, conta o membro do Conselho de Saúde da Região Sul, Marlenor Paraiba, que acompanhou a confusão. 

Segundo ele, quando os pacientes se revoltaram, juntos, e pediram por médicos, a direção do HRSM chamou a polícia. “Hora nenhuma ameaçamos nada e a posição da chefia foi chamar a polícia. É revoltante como é tratada a Saúde”, completou. 

Assim que a confusão acabou, o atendimento começou. 

“Os pacientes reclamam que esperavam há horas e só depois da confusão o atendimento começou. Essa é a tática do governo, jogar a população contra o servidor que tem que se desdobrar para cobrir os “buracos” nas escalas, causadas pelo déficit de servidor. Nem contratam e nem ampliam a carga horária. Tudo proposital para deixar a população e os servidores em rota de colisão constante”, rebate a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

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