26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Justiça do Trabalho suspende novas contratações do Instituto Hospital de Base

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

MP apontou indícios de seleção com apadrinhamento, nepotismo ou como atitudes discriminatórias

A Justiça do Trabalho determinou que o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) não contrate mais profissionais. A decisão também prevê a suspensão das convocações realizadas pela unidade, além de novas admissões até o julgamento final da ação. 

As informações, publicadas pelo Correio Braziliense, indicam que as seleções eram feitas de forma “discriminatória, com critérios subjetivos, imprecisos e obscuros”, de acordo com a acusação do Ministério Público do Trabalho do DF/Tocantins.

Representado pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, o documento do MPT informa que há irregularidades na seleção promovida. Ela ressalta que há “sérios riscos de seleção com apadrinhamento, nepotismo ou como atitudes discriminatórias”. Além disso, a decisão destaca que não há previsão de vagas para pessoas com deficiência (PcD).  

Escolha

O texto ressalta que o candidato que desejasse concorrer a uma das vagas ofertadas pelo instituto deveria passar pelas seguintes fases: análise curricular; comprovação de experiência; prova simplificada; perfil comportamental; testagem psicológica e avaliação técnica. 

Segundo os autores da ação, esses critérios para contratação demonstram subjetividade, já que o gestor responsável daria o parecer favorável ou não à convocação.  

O juiz à frente do caso, Renato Vieira, destacou que o modelo de contratação deixa evidente “as ofensas aos princípios da impessoalidade e da moralidade quando verificada a possibilidade de realização das etapas de conhecimento em língua portuguesa, conhecimentos gerais e lógica pela internet, o que, obviamente, destituiu a segurança de que o próprio candidato respondeu as questões”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img