25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

MENTIRA: GDF não zerou filas de mamografias

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Pedidos foram retirados do sistema por pendências e devolvidos para as regionais em papel

A Secretaria de Saúde mente à população quando diz que zerou a fila de mamografias no DF desde julho de 2017. Os pedidos para procedimentos foram, segundo denúncia de servidores, retirados do sistema e enviados para as regionais de Saúde para reinserção com mais dados. 

Pelo menos 14,5 mil pedidos de mamografia foram regulados com pendências e deverão ser colocados novamente no sistema para pedido de marcação. Segundo estimativa dos próprios servidores, reinserir todos esses pedidos deve demorar meses. 

“O que o governo está fazendo é um absurdo. Nós recebemos milhares de pedidos em papel para recolocar no sistema com o argumento que devemos especificar mais o pedido do exame”, denuncia uma servidora. De acordo com ela, a manobra permite que o GDF diga que está com a fila zerada, mas é só uma aparência. 

Atualmente o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está sem realizar os exames por problemas no ar condicionado e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) teve redução de exames por falta de servidores para realizar as mamografias. O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) também está sem fazer exames e o Hospital de Base passou mais de dois anos sem mamografia. 

WhatsApp Image 2018-10-17 at 12.46.15.jpeg

 

Fila 

Em nota enviada ao G1 em setembro, a Secretaria de Saúde diz que a demanda é de 2 mil exames mensais e são ofertados 5,4 mil vagas – mais que o dobro da necessidade. 

A SES diz ainda que “após a inserção do pedido do paciente no sistema de regulação da Secretaria, o exame é realizado em aproximadamente 10 dias”, o que é mentira, segundo servidores. 

Não é o que mostram os dados da própria SES em relatório da Gerência de Processamento de Informações Ambulatoriais e Hospitalares, de 14 de junho, obtido com exclusividade pelo SindSaúde-DF. O documento aponta que entre julho de 2017 e abril de 2018 foram realizadas 10.315 mamografias e outras 14.547 foram registradas com pendências e devolvidas. 

“Esses 14 mil pacientes desapareceram do sistema com a aparente impressão de que foram realizados, mas isso é manobra, é mentira!”, denuncia a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues. “Assim é fácil, né? Você imprime as pendências, envia em papel para as regionais, some com as pendências do sistema e diz que zerou as filas. Que vergonha, governador”. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img