Técnicos tentam ativar ambiente emergencial, mas nenhuma informação pode ser acessada
Toda a Secretaria de Saúde está com sistema inoperante desde às 13h de sexta-feira (5). Segundo comunicado da equipe técnica, enviado na manhã deste sábado (6), as máquinas que operam o sistema apresentaram falhas nos discos e não há previsão de solução. Enquanto isso, servidores não conseguem fazer qualquer registro nos sistemas Forponto, Sismaterial, TRKCare.
Servidores dos hospitais, centros de saúde e outras unidades da rede não conseguem registrar o ponto, visualizar histórico e prescrição de paciente. Segundo profissionais ouvidos pelo SindSaúde, não é possível acompanhar controle de medicação e material utilizado em atendimentos.
Na mesma nota, a equipe técnica afirma que está “trabalhando junto às empresas para subir, de forma emergencial, um outro ambiente no Data Center da Secretaria de Planejamento (SEPLAG)”.
“Isso é gravíssimo. O atendimento pode parar caso o GDF não resolva. Sem sistema, o atendimento é todo prejudicado. Hoje tudo é informatizado e agora não conseguem ativar um plano B. Mais de 24 horas sem sistema. Isso pode até causar mortes de pacientes que estão à espera de um atendimento”, afirma a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
Especialistas em Tecnologia da Informação ouvidos pelo SindSaúde afirmam que o fato de não ter um segundo servidor que espelha todo o sistema da SES demonstra despreparo. Segundo a fonte, empresas muito menores se preocupam em manter ativos sistemas em plano B que nunca permitem a queda de registros e atendimentos.