21.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Em pleno Outubro Rosa, HRAN não realiza mamografia desde o começo do ano

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Falta do equipamento que detecta o câncer de mama também se estende ao Hospital de Taguatinga

O único mamógrafo do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) está quebrado há sete meses. A informação consta em um documento obtido por exclusividade pelo SindSaúde. O memorando foi encaminhado à Secretaria de Saúde no última quinta-feira (3) e é assinado pela Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer.

HRAN

Lamentavelmente, a situação ocorre no mês em que é comemorado o Outubro Rosa, campanha em que as mulheres são conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do tratamento logo após a seu diagnóstico.

Em julho de 2017, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) afirmou ter zerado as filas de mamografia. Mas, um ano após o acontecimento tão celebrado por sua gestão, a situação das mulheres do DF que necessitam da rede pública de saúde não melhorou.

Ontem (3), o SindSaúde noticiou que o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) também está sem o equipamento que diagnostica o câncer de mama. Além disso, a unidade irá realizar apenas oito exames de prevenção do câncer do colo do útero até o final deste mês.

“A pouco mais de dois meses de seu fim, o governo atual demonstra a falta de humanidade e o seu despreparo com a gestão de saúde. Não dá para zerar a fila de um exame e esquecer das outras mulheres que nunca o fizeram”, afirma a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues”.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde não respondeu quando irá normalizar o atendimento de mamografia nem o motivo da falta do serviço desde março deste ano.

Casos
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 59.700 novos casos de câncer de mama em todo o Brasil para este ano de 2018. A enfermidade é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Distrito Federal, o órgão calcula 1.020 diagnósticos da enfermidade no mesmo período.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img