20.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

Com temperaturas recordes em Brasília, Base continua sem ar-condicionados

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Para minimizar o calor, foram instalados ventiladores em algumas salas, mas equipamentos podem aumentar a propagação de bactérias

Apesar da repercussão negativa que a falta de ar-condicionados tem ocasionado ao Instituto Hospital de Base (IHDBF), os equipamentos continuam sem funcionar há pelo menos oito meses. A situação foi relatada por uma servidora ouvida pela reportagem do SindSaúde.

Segundo ela, que preferiu não se identificar, estão sem ar-condicionado as salas de Hemodinâmica, Broncologia, Proctologia e até mesmo o local onde é realizado o exame de endoscopia – procedimento em que o médico examina o interior do corpo do paciente.

WhatsApp Image 2018 09 28 at 14.32.10

Para amenizar os danos das altas temperaturas, foram instalados diversos ventiladores nessas e em outras salas da unidade. No entanto, de acordo com a profissional, esses equipamentos aumentam as chances de propagação de bactérias em uma unidade de saúde, por conta do vento forte.

“Ele [ventilador] levanta partículas e isso pode transmitir bactérias”, relata a servidora. Ela descreve a situação como “desumana” e diz que, por meio de um aplicativo de celular, mediu a temperatura de 31º C em uma sala nesta semana.

WhatsApp Image 2018 09 28 at 14.34.06

O SindSaúde já publicou algumas matérias sobre a falta de ar condicionados no Base. Há 8 meses, a Secretaria de Saúde promete resolver o problema no IHBDF e nada é feito.

Para a presidente do sindicato, Marli Rodrigues, ao instalar ventiladores, o governo tenta “tapar o sol com a peneira”. “Quem toma uma medida como essa demonstra o desconhecimento e a incapacidade na gestão da Saúde”, afirma Marli.

A secretaria foi procurada para comentar sobre a situação, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação dessa matéria.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img