19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Servidores do SAMU são obrigados a desviar de suas funções devido a calote do GDF em empresa de telefonia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Governo local não pagou empresa que presta serviço no atendimento do 192 e trabalhadores da terceirizada deixaram seus postos

Por conta de um calote do governo do Distrito Federal à empresa Vanerven Solution, terceirizada que presta o serviço de telefonia ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), diversos servidores públicos estão sendo desviados de suas funções para que o atendimento no 192 não seja interrompido. A reportagem do SindSaúde conversou nesta quinta-feira (21) com uma técnica de enfermagem que afirmou não estar preparada para fazer esse tipo de trabalho.

O atendimento por telefone é realizado Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM), profissionais que além do curso técnico de enfermagem precisam ter o devido treinamento para exercer a função.  

Os servidores, técnicos de enfermagem, foram convocados, por mensagem de WhatsApp, para deixarem seus postos na viatura e se encaminharem para as centrais de atendimento.  Na unidade do Samu em Santa Maria, um técnico de enfermagem de cada viatura foi convocado para a central telefônica.

“Eu me sinto, como trabalhadora, constrangida, porque eu não fui treinada para isso”, diz a técnica de enfermagem ouvida pelo SindSaúde. Segundo ela, a sua “função é atender o paciente, prestar o melhor a ele”.  A servidora questiona:“o governo errou em não pagar a empresa e nós que vamos pagar o erro?”

CALOTE

Os trabalhadores da terceirizada que fazem o atendimento por telefone abandonaram os postos de trabalho na madrugada desta sexta-feira. O SindSaúde esteve na central do SAMU no Gama, por volta de 1h, e presenciou o momento em que diversos funcionários da empresa deixaram os postos de trabalho por conta do calote do governo local.

A reportagem entrou em contato com a empresa Vanerven Solution, mas o profissional responsável para responder sobre o caso não foi encontrado.

A Secretaria de Saúde também ainda não comentou a situação envolvendo o serviço de atendimento do Samu.

Outro servidor do SAMU entrevistado pela reportagem diz que até mesmo pessoas com cargo de chefia estão assumindo a função de técnico auxiliar de regulação médica e atendendo o registro de ocorrências no 192.

GESTÃO FALHA

Segundo fontes do SindSaúde, as chefias do Samu informaram aos servidores que a contratação de uma nova empresa está em andamento, no entanto, o processo pode demorar até 30 dias.

Em um grupo de mensagens instantâneas de servidores, chefias falaram sobre a necessidade do socorro por parte dos servidores: 

“Precisamos resolver nesse momento de crise… gostaria de saber se posso contar com voluntários para ajudar; acredito que todos entendem que até a contratação, precisamos ajudar de alguma forma… o contrato emergencial está sendo assinado agora, estamos sendo notificados agora do contrato. Mas, até vigorar, precisamos ajudar com a enfermagem! Se for possível, não iremos impor”, diz uma mensagem da gestão.

Os servidores do Samu foram informados ainda que o Corpo de Bombeiros (CBMDF) está disponibilizando dois servidores, por turno, para ajudar no atendimento da central do 192.

“O governador Rodrigo Rollemberg, as vésperas de deixar o Palácio do Buriti, atesta mais uma vez a sua desumanidade. O Samu, como o nome já diz, é um serviço de urgência e não pode ter qualquer etapa do atendimento comprometida”, diz a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Para a sindicalista, é preciso uma solução urgente: “Mais pessoas podem morrer à espera de atendimento nesse governo. O servidor jamais vai negar o auxílio em uma ou outra área, mas ele não está preparado para todas as funções. É um desrespeito com o profissional e com a população. Além do mais, a retirada de um técnico na viatura prejudica em muito o atendimento de emergência e urgências no Distrito Federal”, finaliza.

Assista ao vídeo com os depoimentos de servidores e funcionários:

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img