19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

HRT: faltam exames e diagnósticos por imagem para pacientes com câncer

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Inspeção do CGU aponta falhas na unidade, que é habilitada para atendimento oncológico

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) passou por fiscalização da Secretaria Federal de Controle Interno (SFG), órgão ligado ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), em agosto de 2018, e o resultado é que há falhas no atendimento à Oncologia. Embora muitos equipamentos e exames exigidos para o atendimento estejam verificados como “satisfatórios”, foram encontradas algumas irregularidades que podem comprometer os serviços prestados aos pacientes. O relatório, apesar de já ter sido entregue à Saúde, é preliminar e a fiscalização nas unidades ainda continua.

O HRT é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNICON), habilitado pelo Ministério da Saúde. Esta portaria incorpora ao Limite Financeiro da unidade o montante anual aproximado de R$ 3 milhões. Para tanto, é preciso que o hospital cumpra com requisitos pré-estabelecidos para que continue habilitado como UNICON.

“Como resultado da inspeção física realizada pela equipe de fiscalização da CGU, foram verificadas algumas impropriedades relativas à ausência de funcionamento de alguns setores obrigatórios; inexistência de equipamentos de diagnóstico por imagem obrigatórios; ausência de realização de exames obrigatórios”, aponta o documento.

Entre os equipamentos exigidos pelo normativo, foi constatada a inexistência de ressonância magnética e gama-câmara no HRT, responsáveis por diagnósticos por imagem. Ambos são exigidos para que o hospital seja habilitado em Oncologia. Outro ponto negativo levantado foi a falta de exames de biópsia de congelação, de imunohistoquímica, e por técnica biologia molecular, bem como, para os últimos dois casos, não há referência devidamente formalizada para a realização desses exames em outras unidades da SES. Foi alegado, durante a inspeção, que esses serviços não são realizados devido à inexistência de equipamentos e insuficiência de profissionais.

Em 2012, 80 hospitais do Brasil foram selecionados para receber o Plano de Expansão da Radioterapia. O HRT foi um deles. No entanto, em 2018, nada foi feito e no terreno onde deveriam ter sido instalados os aceleradores lineares existe um campo de futebol improvisado usado pela população. Os profissionais do local disseram desconhecer qualquer coisa sobre a execução deste projeto.

No Instituto

A mesma fiscalização, encontra irregulariedades no tratamento de cancêr no DF. O Governo do Distrito Federal mente ao dizer que o Instituto Hospital de Base (IHBDF) está funcionando muito bem. O relatório expõe diversas falhas na oferta do tratamento de câncer a pacientes do Base.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img