28.1 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Relatório comprova diversas falhas no tratamento de câncer oferecido pelo IHBDF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Fiscalização foi feita antes e depois da criação do Instituto e comprova que pouco mudou com a mudança de gestão

Enquanto o governador do Distrito Federal mente sobre a saúde em sua propaganda eleitoral, um relatório de fiscalização da Secretaria Federal de Controle Interno (SFG), órgão ligado à Controladoria Geral da União (CGU), expõe diversas falhas na oferta do tratamento de câncer a pacientes do Instituto Hospital de Base (IHBDF).

O órgão fez inspeções no local no final de 2017 (antes da criação do Instituto) e em agosto deste ano, quando a unidade completou 8 meses sob administração de um Serviço Social Autônomo. O resultado não é surpresa para servidores e população e mostra que o paraíso apresentado por Rollemberg não existe.

De acordo com o relatório, o Instituto é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) desde agosto de 1999 e deve seguir diretrizes da Portaria nº 140/2014 do órgão.

Entretanto, um dos problemas encontrados pelo órgão fiscalizador é o não funcionamento de um equipamento de ressonância magnética e dois de gama-câmara (dispositivo de medicina nuclear usado para obter imagens de órgãos). Segundo o documento, esses equipamentos estão sem manutenção desde 2013 e 2015, respectivamente.

“Quanto ao equipamento de ressonância magnética, os profissionais do HBDF informaram que sua inoperância se deve à inexistência de contrato de manutenção. Quanto aos aparelhos gama-câmaras, foi alegado que seu desuso decorre das suas obsolescências”, afirma um trecho do relatório.

Mamografia

Além disso, a SFG alega que o Instituto Hospital de Base não dispõe de mamógrafos e que um tomógrafo por emissão de pósitrons (PET-CT) está encaixotado no corredor do hospital há três anos. A Secretaria Federal de Controle Interno, a SES respondeu que um processo licitatório para adquirir um equipamento de mamografia corre há três anos.

PET CT

O SindSaúde denuncia a inutilização desse tomógrafo desde 2016 e nada é feito pelo Governo do Distrito Federal. Leia matéria completa da época.

O órgão fiscalizador também verificou que o IHBDF tem um acelerador linear e uma unidade de cobaltoterapia, ambos utilizados no tratamento de radioterapia, funcionam, mas estão sem uso.

“Ressalta-se que em 2013 o Ministério da Saúde transferiu recursos à Secretaria de Saúde do DF para a aquisição de um novo acelerador linear. Entretanto, não houve qualquer iniciativa para tal aquisição. Essa questão é abordada em relatório específico da CGU”, ressalta trecho do documento.

acelerador linear

Exames

Outro situação averiguada no relatório é a não realização de exames imunohistoquímicos (para o diagnóstico de câncer) e exames por técnica de biologia molecular (procedimento que consegue aferir inúmeras doenças, desde doenças parasitárias a doenças sexualmente transmissíveis) no âmbito do Laboratório de Anatomia Patológica.

 “Por meio do Despacho s/nº SEI-GDF SES/HBDF/DAS/GADT/NUCAP (Núcleo de Citopatologia e Anatomia Patológica do HBDF), de 22/11/2017, a SES/DF confirma a não realização dos exames de imunohistoquímica por falta de material e déficit de pessoal, bem como informa não terem sidos implantados, ainda, os exames por técnica de biologia molecular”, diz o relatório.

Residência

O Instituto Hospital de Base também não possui residência médica nas especialidades de Cancerologia Cirúrgica e de Radioterapia, descumprindo dessa forma outras medidas estabelecidas pela portaria do Ministério da Saúde.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, há muito mais irregularidades no IHBDF. “O problema começa na aprovação do projeto do Instituto, conquistada pelo governador por meio de negociações políticas. Colocar o Base, que um dia o hospital de referência do Distrito Federal, como Serviço Social Autônomo é abrir mais uma porta para a corrupção. O atual governo agiu nesses quatro anos sem pensar em servidores e população. Agiu de acordo com seus próprios interesses e com interesses de seus aliados. É lamentável, mas essa é a gestão que tivemos. Agora o Distrito Federal terá quatro anos de uma nova administração para tentar reparar tanta incompetência. E o SindSaúde continuará fiscalizando e cobrando”, finaliza.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Assédio Moral Adoece Servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF Agirá em Defesa dos Trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img