24.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Crianças são vítimas da má gestão no Governo do DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Após dar calote em empresa, SES reassume UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria. Expectativa não é boa

Após inúmeros transtornos causados à população, como a remoção repentina de crianças de leitos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal reassumiu nesta sexta-feira (14) a gestão da UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria (HRSM). Isso porque terminou ontem (13) o aviso prévio de 10 médicos da Intensicare, empresa contratada pelo GDF que estava à frente do serviço. A partir de agora, o governo local se comprometeu a contratar intensivistas pediátricos aprovados por concursos públicos. 

Para o SindSaúde, a situação de caos para atendimento das crianças no HRSM deve permanecer complicada. “O GDF tem obrigação de gerir as unidades e gerir com competência. A SES tem profissionais muito capacitados para isso. A questão de Santa Maria é incompetência do governo. Será que o governador Rollemberg vai se preocupar com as crianças atendidas em Santa Maria às vésperas de deixar o Buriti? Duvido muito que isso aconteça. Se nada fez até agora…” questiona a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Apesar de intitulada como UTI, a ala funciona como semi-intensivo desde 7 de agosto, quando a empresa Intensicare iniciou o desmonte com a retirada de profissionais e equipamentos.

A SES deve apenas nessa gestão sete meses de provimentos de serviços à Intensicare. Junto a débitos de governos anteriores, o GDF possui dívidas de ao menos nove meses com a terceirizada.

A ala agora, na gestão da SES, continua com apenas 15 leitos, incluindo os crônicos. Segundo fontes do SindSaúde, o número de médicos intensivistas enviados para a unidade é insuficiente para atender um maior número de pacientes.

“Esperamos que aquelas cenas de remoções não se repitam. Apesar do sindicato ser contra terceirizações, entendemos que o GDF precisa honrar com suas dívidas, porque um calote a qualquer empresa faz com que centenas de trabalhadores fiquem sem dinheiro”, afirma Marli.

Em agosto, o portal do SindSaúde relatou o drama de diversas mães e o descaso por parte do GDF, ao surpreender mães com o fechamento de 10 dos 21 leitos da UTI da Pediatria sem serem comunicadas com antecedência.

Débitos

Apesar de dívidas do GDF junto à empresa, uma determinação judicial proibia que a companhia interrompesse as atividades na unidade até o momento que o governo assumisse o controle da UTI.

Ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que aguarda ajustes de impostos do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para efetuar o pagamento a Intensicare, mas a empresa contesta a afirmação e diz que não há qualquer pendência jurídica ou administrativa para a dívida seja honrada.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img