23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Saúde perde mais de 3 mil servidores no governo Rollemberg

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Número de aposentadorias já chega a 8,3 mil nos últimos 12 anos 

Enquanto 39 mil aprovados em concurso aguardam nomeação na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o número de aposentadorias cresce ano após ano. Foram 797 servidores aposentados em 2015, 857 em 2016 e 1.028 em 2017, segundo dados da própria Pasta, enviados ao SindSaúde-DF por meio da Lei de Acesso à Informação.

Se somados os 509 servidores que já se aposentaram até o início de agosto, são 3.191 funcionários a menos para atender os pacientes na rede pública de Saúde.

“Nosso servidor está adoecendo, nosso servidor está se aposentando e a população paga o preço de tentar ser atendido e morrer aguardando”, revela a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Segundo ela, os dados e relatos enviados semanalmente ao sindicato são alarmantes e mostram o descaso do Governo do Distrito Federal com o servidor e com a Saúde Pública em geral.

Aposentadorias

Nos últimos 12 anos, mais de 8,3 mil servidores se aposentaram na Saúde. A população do DF, por sua vez, cresceu 18,2% em sete anos, chegando a 3 milhões em 2017 – 469 mil pessoas a mais que em 2010.

Enquanto isso, diversos concursos foram realizados, mas apenas 8,6 mil servidores foram convocados entre 2015 e 2017, no governo Rollemberg. Hoje, mais de 39 mil aprovados aguardam convocação para tomar posse e reforçar o quadro, que sofre com o déficit de servidores.

São 14 mil técnicos em saúde, 10 mil enfermeiros e 5,8 mil especialistas em saúde aptos a tomar posse. O número de aprovados na pasta corresponde a 45,6% do total de concursados de todo o GDF, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

“É muito descaso com a população e muito mais com o servidor. A OMS [Organização Mundial da Saúde] diz que cada auxiliar de enfermagem deve ficar responsável por 12 pacientes. Nos hospitais do DF, um profissional desse acaba cuidando de 30 pessoas, isso é irreal, absurdo”, reforça Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img