24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Uso eleitoreiro até do Hospital da Criança, que tem fila de 2 mil pacientes na espera

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Matéria do Portal Metrópoles desta quarta-feira (12) destaca que o Hospital da Criança tem dois mil pacientes na fila de espera. Segundo a publicação, adversários de Rollemberg criticam o governador por uso eleitoral da construção do Bloco 2, que foi entregue em julho, mas ainda não começou a funcionar.

Leia abaixo matéria completa:

Principal obra da atual gestão do Governo do Distrito Federal na área da Saúde, o Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ainda não tem data exata para começar a funcionar. Enquanto isso, 1.917 pacientes esperam por procedimentos realizados exclusivamente pela unidade hospitalar. Esse número pode ser ainda maior, uma vez que 19.496 meninos e meninas aguardam por uma vaga na rede pública local, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do DF.

Em novembro de 2011, o Hospital da Criança foi inaugurado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). A obra custou R$ 15 milhões e foi paga totalmente com recursos captados pela entidade. Desde então, o centro hospitalar é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e tornou-se referência de atendimento.

O Bloco 2 do HCB foi entregue, em 4 julho de 2018, a partir de uma parceria entre o GDF e a Organização Mundial da Família (OMF). O Executivo local investiu 106,7 milhões e contou com o aporte de US$ 10,5 milhões da entidade internacional. O contrato foi assinado em 2012.

No entanto, ainda não há médicos e não houve nenhum atendimento na nova estrutura. De acordo com o presidente do Icipe, Newton Alarcão, a nova ala começará a funcionar ainda este ano. “Podemos garantir que abrimos 700 vagas por mês para diversas habilidades, mas aguardamos o encaminhamento feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde”, disse.

Uso político

Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB) sofre críticas de adversários por declarar, na campanha, que é o responsável pela construção do “novo Hospital da Criança”. Segundo os concorrentes, o governador tenta confundir a cabeça dos eleitores. Os questionamentos chegaram à Justiça Eleitoral.

Na peça publicitária veiculada pelo PSB-DF, pacientes e familiares dão o testemunho sobre o tratamento recebido na área em funcionamento da unidade hospitalar, que não foi construída pelo GDF, mas faz referência ao “novo hospital” em alusão ao Bloco 2, ainda fechado.

Ação no TRE

Um dos opositores de Rollemberg, Ibaneis Rocha (MDB) ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF contra o governador por “manipulação dos fatos” e propaganda enganosa. O advogado afirmou que o socialista usou conteúdo inverídico em sua campanha quando disse ter construído “um novo Hospital da Criança”.

De acordo com o emedebista, “a propaganda veiculada não representa a verdade, pretendendo criar no eleitorado o estado mental de que se trataria de um novo hospital, quando, na verdade, trata-se da recente inauguração de uma nova ala do Hospital da Criança já existente”. O buritizável pediu a imediata retirada do programa do ar. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não julgou o processo.

Eliana Pedrosa (Pros) acredita que o discurso de Rollemberg induz as pessoas ao erro e cria uma expectativa irreal. “Entregar um hospital não é inaugurar um prédio. Além de atendimento, precisa dar esperança de saúde para quem necessita”, pontuou.

“O governador comete esses crimes eleitorais e ninguém enxerga. Ao tentar confundir o eleitorado dizendo ter feito algo inacabado, fica claro que ele não tem o que mostrar”, atacou o deputado federal Alberto Fraga.

Saia justa

Rollemberg também foi questionado sobre o tema na segunda-feira (10/9), durante sabatina no DFTV 1ª edição, da TV Globo. O apresentador Fábio William colocou o titular do Buriti em saia justa ao lembrar que, nas eleições de 2014, o postulante criticou o então governador, Agnelo Queiroz (PT), por ter entregue o Centro Administrativo do DF (Centrad) também sem funcionamento efetivo.

“Não inaugurei, entreguei um hospital pronto, um hospital equipado. Estão fazendo os ajustes finais, os testes de equipamentos, a contratação e a qualificação para funcionar. A diferença é que, até o final do ano, esse hospital estará funcionando com toda a sua complexidade”, respondeu o socialista.

Segundo a assessoria do candidato Rodrigo Rollemberg, o governador “tem reiterado em suas entrevistas que o Governo do Distrito Federal realmente construiu o Bloco 2 do Hospital da Criança com recursos próprios, com a triplicação da área hospitalar”. De acordo com o comitê do PSB, “na prática, a nova instalação transformará de fato a instituição num verdadeiro hospital pelos novos serviços que prestará aos beneficiados”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img