21.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Deputado denuncia morte dentro do IHBDF por falta de atendimento adequado

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Relatório médico apresentado pelo parlamentar Wellington Luiz mostra que mulher de 74 anos morreu porque equipamentos falharam e faltaram medicamentos

O deputado Wellington Luiz (MDB) denunciou, na tarde desta terça-feira (11), no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a morte de uma paciente de 74 anos dentro do Instituto Hospital de Base, no dia 2 de setembro, por falhas em equipamentos e por falta de medicamentos.

O parlamentar apresentou um relatório da médica que atendeu a paciente e detalhou toda a saga na tentativa de salvar a vida da idosa. “Temos aqui um relato desesperador de uma médica que mostra exatamente como esse governo do DF trata a saúde pública. Um abandono. O que ocorreu com essa paciente foi um crime. Quem não se importa com isso é porque não é sua mãe que estava lá, é que não pensa na população”, afirmou o distrital.

Wellington, que é vice-presidente da Câmara Legislativa, relatou ainda que nem a família da paciente Marcia Aparecida sabia, até o momento, de tudo que ocorreu dentro na unidade. “A família foi comunicada desse crime por esta Casa. E já notificamos o Ministério Público para investigar essa situação”, completou.

Documento

No relatório feito após a morte da paciente, a médica do plantão informa que o primeiro problema surgiu por volta de 7h30 do dia 2 de setembro, quando a paciente apresentou piora e ela não conseguiu contato com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) para tentar uma angioplastia. Naquele momento ela tentou também a internação na UTI, sem sucesso.

A regulação classificou a paciente como prioridade 2, mesmo com o apelo dela de que o caso era grave. Com uma nova piora do quadro, às 8h30, a profissional entrou em contato novamente com o ICDF e soube de uma vaga existente, repassando a informação para a regulação. Mais uma vez, ela não obteve sucesso em encaminhar a paciente para a UTI.

Ao identificar um derrame, a médica teve problemas também com o acesso na veia da paciente, feito pela equipe de enfermagem. “A medicação não estava sendo administrada”, informa o relatório. Quando, uma hora mais tarde, a paciente relatou nova dor, a médica preparou os equipamentos para fazer um eletrocardiograma e constatou a parada cardíaca.

Neste momento, quando começou a reanimar a paciente, os problemas de infraestrutura aumentaram. “O carrinho de parada não tinha prancha rígida de RCP, o desfribilador não tinha cabo para monitorização por ECG, não tinha gel para as pás e as saídas de vácuo não estavam funcionando. Nem o carro reserva de aspiração estava funcionando”, diz o relatório da médica.

Os problemas apontados, segundo ela, retardaram em 15 minutos o atendimento e, após 35 minutos de procedimento, a paciente não resistiu e morreu.

Deputado barrado

Durante seu pronunciamento, Wellington Luiz também se disse indignado pela repercussão do caso em parte da imprensa do DF. “A imprensa comprada se preocupa mais com o desentendimento de um parlamentar com um segurança do que com a morte de uma paciente. Isso é um absurdo. Estamos falando de algo que ocorre todo dia nos hospitais públicos nessa gestão”, destacou o deputado do MDB.

Para o deputado Raimundo Ribeiro, também do MDB, está claro que a culpa é do governo. “O que ocorreu neste domingo não é culpa do vigilante. Não é o vigilante o problema. A culpa de tudo isso é o governador. E ainda tem essa imprensa que tenta apontar falhas na ação do deputado Wellington. Nossa função é fiscalizar sim. E se proibiram o deputado de entrar, é porque realmente tinham o que esconder.

Em sua fala, o deputado Wasny de Roure (PT) disse que a Mesa Diretora da CLDF deve se pronunciar em defesa do colega. “Ele foi lá na condição de um parlamentar para defender uma vítima de um processo catastrófico que estamos vivendo. É lá no hospital sim que deve estar um parlamentar, em defesa da população”, afirmou. 

“Nesses 8 anos de mandato que tenho como deputada distrital usei essa prerrogativa [que o Regimento Interno da CLDF prevê de entrada nos órgãos para fiscalizar] e não foram poucas vezes que fui obstruída de fazer nossa função que é mesmo fiscalizar. Obstruir trabalho de um deputado é ir contra a legislação. O senhor poderia inclusive ter chamado um delegado e eu acho que essa cada tem que tomar todas as providências necessárias”, afirmou a deputada Celina Leão.

Veja a nota de repúdio do SindSaúde-DF ao tratamento recebido pelo deputado Wellington Luiz no Instituto Hospital de Base

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img