24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Número reduzido de auxiliares de higiene prejudica serviços nas unidades de Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Equipes de limpeza foram reduzidas mesmo com aumento no valor de contrato; dispensa de empresa responsável pela coleta do lixo hospitalar também é um problema.

No início da semana, o SindSaúde informou sobre a paralisação nos serviços de limpeza dos hospitais e unidades de saúde ocasionados por dívidas da Secretaria de Saúde com a empresa responsável (clique aqui para conferir). A situação se agravou desde então com o anúncio da mudança nos contratos e a redução do número de auxiliares de higiene.

Três empresas foram contratadas para prestar serviço de limpeza e conservação, como publicado no Diário Oficial de 21 de maio: a Apecê Serviços Gerais LTDA, Dinâmica Administração Serviços e Obras LTDA e Ipanema Empresa de Serviços Gerais e Transporte LTDA.

Confira:
Contrato APECÊ
Contrato DINÂMICA
Contato IPANEMA

A mudança trouxe redução no número de profissionais de limpeza. Segundo informações obtidas pelo SindSaúde, antes, de quatro a seis auxiliares de higiene atuavam nos centros de saúde, de acordo com o tamanho de cada um. Hoje, dois em vez de cinco ou um em vez de quatro. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) também operam com déficit: se anteriormente havia cinco durante o dia e outros quatro à noite, atualmente há apenas dois por período.

A redução ocorreu mesmo com o aumento do valor pago à Ipanema, que já prestava o serviço para a Secretaria de Saúde. No contrato anterior, de 2015, foram destinados R$ 27.491.512,98 para cobrir os gastos da empresa. Hoje, pelo mesmo trabalho prestado, a Ipanema receberá R$ 30.002.859.78.

Confira:

Contrato 2015

Um despacho destinado à Gerência de Serviços de Atenção Primária Nº 7 de Samambaia (clique aqui para conferir) relata dificuldades devido o déficit de trabalhadores. A equipe de odontologia teria apenas uma funcionária de manutenção e limpeza no momento, o que pode prejudicar serviço como vacina, curativo e medicação, já que as salas precisam de limpeza constante. O documento ressalta ainda que há uma lacuna de 21 horas semanais para cobrir o serviço, necessitando ao menos três profissionais para manter a operacionalidade.

“Hospitais, UPAs e postos de saúde não são hotel onde se pode passar só um pano e álcool de vez em quando. São áreas contaminadas. Salas de vacina, por exemplo, tem que lavar até o teto a cada 15 dias, as de curativo a cada 10 dias, consultórios precisam ser lavados ao menos uma vez por mês com máquina. Impossível apenas uma auxiliar fazer a limpeza e ainda ter que lavar banheiros, chão, retirar lixo… São serviços básicos essenciais que custam vidas”, critica a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

*Coleta de lixo hospitalar paralisada*
Além disso, a empresa Stericycle, que recolhia o lixo hospitalar, não é mais responsável pelo serviço e retirou no início da semana as bombonas, que armazenam o material descartado, das unidades de saúde.

A transição, no entanto, não tem sido feita de forma correta. A supervisão dos Serviços de Atenção Primária número 1 do Riacho Fundo II, por exemplo, emitiu despacho (clique aqui para conferir) informando à gerência que na UBS da GSAP1 foram retirados todos os materiais e equipamentos da antiga empresa sem nenhuma reposição até o momento. O documento informa que sem as ações de limpeza, a UBS já se encontra insalubre.

A Secretaria de Saúde foi procurada para prestar esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria não retornou ao SindSaúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img