26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Sem formulários, médicos do DF prescrevem em folhas brancas

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Receituários, prescrições e encaminhamentos são despachados sem qualquer identificação da rede de saúde pública. Na gráfica, falta pessoal para acabamentos de blocos

Um desabafo de servidores da saúde pública mostra a real situação da categoria no Distrito Federal. Além de toda a falta de estrutura, equipamentos para exames e falta de pessoal, eles enfrentam outro problema. Há seis meses, pelo menos, faltam formulários para receituários, prescrições médicas e receituário de controle especial.

Segundo profissionais ouvidos pela reportagem, é preciso dar “algum jeitinho” para poder concluir o serviço. “O médico pega algum papel branco e faz o receituário porque o paciente precisa levar o diagnóstico e o médico precisa fazer a prescrição”, descreve o servidor, que preferiu não se identificar.

Há confirmações da falta do material em pelo menos três hospitais da rede pública: Paranoá, Samambaia e Taguatinga. Mas há relatos de que outras regiões também foram atingidas pela falta de material.

 

 Gráfica tem equipamentos necessários, mas falta pessoal para trabalhar

 

A reportagem do SindSaúde foi até a gráfica que imprime os receituários para a Secretaria de Saúde. A situação por lá é crítica. Até há excelentes equipamentos, mas falta pessoal para fazer o acabamento, corte e contagem desse material.

Segundo informações obtidas por fontes da reportagem, atualmente existem no quadro da Secretaria de Saúde, seis servidores especializados em artes gráficas, chamados de artífices, mas só três estão no local. Os outros foram remanejados para outras áreas, como na FEPECS e na Unidade de Urologia.

Dos três servidores que estão na gráfica, só um trabalha com a impressão. Os outros dois fazem o acabamento. Eles não conseguem dar conta da demanda para entregar material em toda a rede pública de Saúde a tempo. Na própria gráfica, a reportagem constatou que havia uma pilha de receituários médicos, mas ainda em etapa de finalização.

Além da escassez de pessoal, os três que atuam na gráfica tiveram as horas-extras cortadas pelo Governo do DF. A título de comparação, há cerca de 20 anos, a gráfica contava com 48 servidores.

 

prescrição

 

Para a prescrição de medicação simples, os médicos podem usar papel em branco, mas se envolver, por exemplo, antibiótico ou psicotrópicos, não. Entretanto, uma instrução do Conselho Federal de Medicina, no documento Manuais, Protocolos e Cartilhas deixa bem claro que o documento precisa ser impresso e com as informações do profissional e instituição para qual trabalha.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Saúde informou apenas que está em andamento o processo de aquisição de papel para impressão de receituário. Segundo a SES, a impressão que tem sido realizada está priorizando os formulários que apresentam maior demanda.

No entanto, a pasta não respondeu por que não há planejamento para reposição de material e a situação chega a essas condições. A SES também não comentou como será o processo de aquisição de papel, com qual empresa e quando a situação pode estar regularizada.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a falta de material mostra o total desprepararo dos gestores da máquina pública. “A gente tem a informação de que há material na gráfica, mas enquanto isso, o médico não tem um fomulário para prescrição na rede. Esse é o cenário que o servidor enfrenta todos os dias, sem estrutura e sofrendo a pressão do Estado. No final das contas, o prejudicado é o paciente. Há servidores em desvio de função e a gráfica precisando de profissionais. Isso n]ao é outra coisa, senão a falta de planejamento”, critica.

WhatsApp Image 2017 10 19 at 16.27.59

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img