sexta-feira, 10 julho, 2020

16ª Conferência Nacional de Saúde começa neste domingo

O SindSaúde estará presente no evento que tem como tema “Democracia e Saúde” e será marcado pela defesa do SUS

O SindSaúde participará do 16ª Conferência Nacional de Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) de 4 a 7 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília. O tema do encontro será: “Democracia e Saúde”. O sindicato estará presente com um estande, onde oferecerá atendimentos básicos de saúde, informações sobre a luta sindical e apontamentos sobre o atual situação da saúde no país.

Para a organização, o objetivo da conferência é defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira.

O momento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde e estima receber mais de 5 mil pessoas, entre agentes de saúde, líderes sindicais, movimentos sociais, conselheiros de saúde, trabalhadores e gestores do SUS.

De forma democrática, a conferência é um elo entre a sociedade e o governo, pois debaterá o melhoramento e a elaboração do Plano Nacional de Saúde.

8ª+8

Em 2019, o evento fará memória a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, de onde surgiram as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

Oportunidade para repensar, reconstruir, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir a saúde como direito humano para todos.

Ato Unificado

No dia 5 de agosto, segunda-feira, às 17h, haverá um ato em defesa da Saúde, Democracia e Direitos Sociais. A concentração será às 17h na praça do Museu Nacional. O SindSaúde e a NovaMente estarão presentes e distribuirão cartilhas sobre saúde mental do trabalhador.

“É uma honra e uma alegria podermos participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde. A defesa do SUS e da democracia sempre foi um pilar no movimento sindical. É para isto que existimos, para lutarmos por condições de trabalho adequadas e por atendimento digno para todos os brasileiros”, destaca a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)
Quando: De 4 a 7 de agosto de 2019
Onde: Brasília, DF (Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade)
Contato: www.conselho.saude.gov.br/16cns