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quarta-feira, 27 março, 2024

SindSaúde se reúne com a SES para esclarecimentos sobre o Forponto

Sistema de ponto eletrônico apresenta instabilidade e preocupa servidores

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SindSaúde DF
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Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A diretoria do SindSaúde participou na última sexta-feira (11) de reunião com a Secretaria de Saúde, para esclarecer o que a Pasta está fazendo para solucionar as inconsistências apresentadas pelo sistema de ponto eletrônico (Forponto). A preocupação é que os pagamentos sejam assegurados sem nenhum prejuízo aos servidores. Também participaram da reunião membros de outros sindicatos que representam categorias da saúde.

O encontro foi conduzido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, a Secretária Adjunta de Gestão, Beatris Gauterio e o chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Saúde.

Para Silene Almeida (SUGEP), o mais importante nesse momento de instabilidade no sistema é evitar informações desencontradas. Segundo ela, a instabilidade no Forponto persiste desde 23 de julho. “Em julho fizemos uso do ponto manual e esperamos que, para a folha do mês de agosto, possamos usar o sistema eletrônico”, destaca Silene.

O Forponto
O sistema foi implantado em 2011 e nunca teve contrato de manutenção. O processo de licitação para o procedimento está aberto em fase de análise técnica da proposta, já que só uma empresa se apresentou.

Para a secretária adjunta de gestão, Beatris Gauterio, o sistema é antigo e defasado. “Será encontrada a melhor solução e implementaremos uma ferramenta moderna e eficiente para que o registro seja feito com segurança, inclusive, com o desenvolvimento de funções como a emissão de ticket ou outra que garanta a comprovação da marcação no coletor. Não podemos operar um sistema que já esta na versão 16 e na SES ainda rode a 8, totalmente obsoleto”, destacou.

“Estamos aguardando um laudo da Sutic e da Cetinf sobre os dados anteriores do Forponto, pois todos os registros estão nos coletores. Assim, poderemos fazer o resgate do banco de horas dos servidores, positivos e negativos, para a devida compensação”, explica Silene Almeida.

Sem prejuízo aos servidores
Os representantes sindicais solicitaram que não haja prejuízo aos trabalhadores em razão dessa falha no sistema. E os gestores da SES que estavam presentes se comprometeram para que a solução seja apresentada o quanto antes e que não haverá danos aos servidores. A Pasta assumiu o compromisso de resgatar os dados e, em contrapartida, os sindicatos aguardarão o laudo e, enquanto não for possível esse resgate, será mantida a folha manual.

Segundo a SES, a decisão pela confecção da folha manual ocorreu para assegurar o pagamento dos TPDs. “Essa foi uma decisão difícil, porém necessária, pois, caso contrário não teríamos como pagar, uma vez que não tínhamos o backup das informações para tratar as folhas. Apesar do desconforto e do trabalho às equipes, principalmente nos setoriais de pessoas, optamos por essa alternativa para assegurar os pagamentos”, esclarece a gerente de frequência, Vanessa.

“A reunião foi muito positiva, pois a SES demonstrou que está trabalhando na busca pelos dados no sistema, para que o servidor não tenha nenhum prejuízo em seus direitos. A atitude da SES em convocar os sindicatos para a reunião, é um gesto democrático. Dando oportunidade para todos se manifestarem”, destacou o diretor do SindSaúde, Marcos Rogério.

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