23.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

GDF regulamenta política de Estado para acolher servidores que sofrem de dependência química

O programa é voltado para servidores públicos do DF e prevê acolhimento de acordo com o grau de dependência

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, esteve presente nesta sexta-feira (29), no lançamento do Programa do Governo do Distrito Federal de Atenção ao Dependente Químico (PADQ) para servidores públicos locais. O evento ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a presença de autoridades do GDF, presidentes de sindicatos, representantes da sociedade e servidores.

Foi sancionado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Decreto nº 41.747, de 28 de janeiro de 2021, que prevê o acolhimento dos servidores de acordo com o grau da dependência, que podem ser encaminhados para a intervenção mais adequada, seja psicoterapia individual ou em grupo. O programa também trabalhará ações preventivas com familiares e gestores.

Em sua fala, o secretário de Economia, André Clemente, destacou a importância dos representantes do Governo, sociedade civil e setor produtivo estarem engajados na ação. “O sistema evolui quando estão todos juntos. Nós agimos em conjunto, cuidamos do outro e de quem precisa. Hoje é um dia para firmarmos um compromisso de continuarmos cuidando dos dependentes químicos no serviço público”, afirmou.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, este programa é necessário para tirar da invisibilidade os servidores que são dependentes químicos e os acolher de maneira digna. “Esse reconhecimento é importante. Cuidar de quem cuida”, disse Marli Rodrigues.“Esta iniciativa é um gesto de coragem por trazer para o centro do debate a saúde do servidor público, ele que é o elo entre o Governo e o povo”, destacou.

Segundo o ativista em Brasília e ex-usuário de drogas, Rogério Barba, este programa mostra a valorização e o respeito. “Precisamos agir sem julgamento. Essas pessoas precisam ser acolhidas, receber carinho, afeto e companheirismo. Vamos levar o DF como exemplo para outros estados”, ponderou.

PADQ

Institucionalizado em 2011, o Programa de Atenção do Dependente Químico (PADQ) conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que prestam apoio e auxílio aos servidores com alguma dependência química e oferecem suporte aos familiares dos servidores que participam do Programa. Com a sua regulamentação por Decreto, ele passa a ter normas e diretrizes e a ser reconhecido como uma política de Estado.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Economia como forma de prevenção e assistência àqueles que apresentam algum problema relacionado ao uso e à dependência de álcool ou qualquer outra substância aditiva. O acesso ao PADQ se dá via SEI, por demanda espontânea e encaminhamento interno.


• Com informações da Agência Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img