O Dia Nacional do Condutor de Ambulância/Socorrista é comemorado neste domingo (10). Estes profissionais são responsáveis por transportar a equipe de socorro e os pacientes, o mais rápido possível, com agilidade, responsabilidade e presteza. Para marcar esta data, em parceria com o SindSaúde, foi instalado na entrada da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) um painel, de mais de 8 metros, homenageando estes servidores que salvam vidas todos os dias.
É importante que a população entenda que ao ouvir a sirene de uma ambulância é necessário dar passagem imediatamente, pois naquele veículo uma equipe de socorristas está trabalhando para salvar uma pessoa, seja a caminho do resgate ou de uma unidade de saúde. O importante é que o caminho esteja livre para que o condutor socorrista possa executar sua grande missão com maior rapidez.
Trabalho em equipe
Para o gerente de frotas do SAMU-DF, Ricardo Teixeira, o atendimento só pode ser realizado se o condutor socorrista estiver compondo a equipe, pois o resgate só vai ao encontro dos pacientes devido ao papel desempenhado por essa categoria. “Com a função de chegar mais rápido, com menor tempo de resposta e com segurança, nós servidores do SAMU 192 DF agradecemos pelo trabalho dos condutores socorristas”, disse.
O gerente explica que é função do condutor não só dirigir a viatura, bem como, antes de cada plantão realizar o checklist (lista de checagem) da ambulância, para avaliar as condições de uso e garantir a segurança de todos durante o deslocamento.
“Esta categoria possui curso de condutor de veículo de emergência, carteira D e regularmente são atualizados em direção defensiva, ofensiva e evasiva, além de capacitação em suporte básico de vida em cardiologia, pediatria, trauma, entre outros, tudo oferecido pelo Núcleo de Educação de Urgências do SAMU 192 DF”, esclarece Ricardo.
O condutor socorrista auxilia as equipes de saúde nos gestos básicos de suporte à vida, nas imobilizações e no transporte de vítimas. De acordo com a servidora Thaíse Tríssia, representante da equipe de gestão do SAMU-DF, os condutores também realizam medidas de reanimação cardiorrespiratória básica e identificam todos os tipos de materiais existentes nos veículos de socorro em sua utilidade. “Nosso trabalho é feito em equipe e o condutor é peça fundamental nela”, destaca Thaíse.
“Seu papel é de suma importância, pois conseguem avaliar uma cena, fazer uma análise diferenciada e participam dos atendimentos, tornando-se indispensáveis no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergência”, finaliza Tríssia.
Reconhecimento
Segundo o condutor socorrista do SAMU-DF, Rodrigo de Mesquita, os condutores de ambulância são essenciais no SAMU, pois atuam nos diversos atendimentos com qualidade técnica, segurança e são indispensáveis aos serviços pré-hospitalares.
“O reconhecimento do Condutor Socorrista é necessário, vez que suas funções ocorrem exclusivamente junto ao atendimento à saúde com equipes de Suporte Básico ou Suporte Avançado nos supervisionando, o que garante a excelência no serviço e a segurança nos procedimentos”, afirma Rodrigo.
Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, reconhecer o trabalho dos condutores socorristas é reconhecer o valoroso trabalho do SAMU-DF. “Eu sempre digo que a saúde é uma engrenagem, onde todos os componentes são importantes para um bom atendimento e para o pleno funcionamento da rede. Os condutores precisam ser lembrados, pois carregam em si a responsabilidade de transportar com segurança e eficiência a equipe de socorro e os pacientes, ou seja, são participantes da grande missão de salvar vidas”, destaca Marli.