20.5 C
Brasília
terça-feira, 26 março, 2024

Deputado Rafael Prudente confirma que ainda há tempo para envio do projeto de recomposição salarial

SindSaúde terá assembleia geral com servidores nesta terça-feira, 5 de abril, às 9h30 no Clube da Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

SindSaúde participou na tarde desta segunda-feira (04) de reunião entre sindicatos e o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rafael Prudente (MDB), para tratar do envio do Projeto de Lei que reivindica a recomposição salarial das tabelas das carreiras de Gestão e Assistência Pública à Saúde – GAPS e Técnico em Enfermagem.

De acordo com Prudente, a legislação permite que projetos que visem corrigir perdas salariais ainda sejam enviados pelo Poder Executivo à CLDF, conforme o SindSaúde já tinha publicado. Ponderou ainda, que estará ao lado dos servidores para que aconteça uma reunião entre os sindicatos e o governador Ibaneis Rocha (MDB) com celeridade.

O parlamentar recordou o que diz a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, no Artigo nº 73, e diz:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos.

É importante relembrar que a recomposição salarial em 10% para GAPS e Técnicos em Enfermagem está dentro do acumulado de inflação dos últimos 12 meses, que foi de 10,54%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, que participou da reunião, foi importante o presidente da CLDF demonstrar respeito com os trabalhadores e compromisso com a luta de recomposição salarial.

“Deputado Rafael Prudente trouxe essa notícia para todos, que o tempo não acabou. Podemos sim fazer a recomposição das perdas salariais. O SindSaúde já sabia e já tinha publicado isso, pois examinou a Lei junto ao Departamento Jurídico. Este passo é importante, mas precisa ser feito com muita habilidade e cautela para que dê tudo certo e para não sermos usados como massa de manobra de ninguém”, destaca Rodrigues.

Assembleia Geral

Diante da insatisfação dos servidores pelo não envio do Projeto de Lei, do Poder Executivo para a CLDF, que reivindica a recomposição de perdas salariais para GAPS e Técnicos em Enfermagem. O SindSaúde convoca todos os servidores para assembleia nesta terça-feira, 5 de abril, às 9h30, no Clube da Saude.

Na pauta, os próximos passos na luta por recomposição das perdas salariais. Toda a movimentação do processo está no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nº 00040-00011367/2022-23.

O Projeto

O SindSaúde enviou o ofício no dia 24 de março, propondo uma recomposição escalonada dos vencimentos, resultando na atualização da tabela para a nova carreira de GAPS e Técnicos em Enfermagem. A proposta é de recomposição de perdas salarias em 10% no vencimento dos servidores, a ser concedido em duas parcelas de 5% sobre os valores em vigor atualmente. Esta recomposição se dá por conta do momento de inflação muito alta em que o país atravessa, 10,54% segundo o IPCA – IBGE.

De acordo com o InfoSaúde-DF, atualmente estas duas categorias somam mais 16.555 (dezesseis mil, quinhentos e cinquenta e cinco) cargos ocupados, fora os aposentados e pensionistas. Por isso, pelo número elevado do efetivo das carreiras em questão, o impacto financeiro, feito pela Secretaria de Economia no dia 28 de março, aos cofres do Governo do DF, para a recomposição salarial em 10%, em duas parcelas de 5% ao ano, custará mais de R$ 121 milhões só em 2022.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img