22.1 C
Brasília
quarta-feira, 12 agosto, 2020

COVID-19: SindSaúde solicita incremento de 50% no valor de TPD para servidores

Na proposta apresentada pelo sindicato à SES, os profissionais em atuação direta no enfrentamento da pandemia teriam o valor com aumento

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O SindSaúde-DF formalizou, em ofício entregue à Secretaria de Saúde do DF nesta terça-feira (28), uma solicitação para que os servidores da Saúde em atuação direta no enfrentamento e atendimento dos pacientes infectados pelo COVID-19 tenham incremento na remuneração do Trabalho em Período Definido (TPD) de 50% (cinquenta por cento).

No documento, assinado pela presidente Marli Rodrigues e direcionado ao secretário Francisco de Araújo, o SindSaúde explica que com o avanço da pandemia de COVID-19 e o agravamento da necessidade de carga horário dos servidores para atender à população, intensificou-se o debate da necessidade de valorização das categorias.

A presidente Marli lembra que, diariamente, esses trabalhadores lidam com o lado mais sombrio e perigoso da doença, enfrentando jornadas desgastantes e o cansaço inerente ao desempenho de suas atribuições.

No último boletim da Secretaria de Saúde do DF, em 27 de julho, o balanço aponta que ao todo, entre trabalhadores da rede pública e privada, já são 3.688 profissionais de saúde contaminados por coronavírus. Desse total, 16 perderam a vida após contato com a doença.

Desgaste

“A pandemia já dura mais de quatro meses, os servidores estão exaustos e muitos adoecendo e outros até foram a óbito. Então, é preciso se tornar mais justa a remuneração pela hora extra trabalhada para estimular o funcionário, que é fundamental no enfrentamento da doença, e garantir a assistência digna ao paciente vítima da COVID-19″, alerta a presidente.

“Precisamos que o Governo do DF tome essa providência urgente e aguardamos uma resposta a esse ofício entregue ao secretário de Saúde. Acreditamos nessa sensibilização e na valorização do servidor”, finaliza Marli.

No documento, o sindicato lembra ainda que: “uma vez implementada, esta importante medida alcançará profissionais diariamente comprometidos com a recuperação dos pacientes que tiveram contágio da COVID-19, tais como podemos exemplificar:

AOSD´s: Padioleiro, Lavanderia, Laboratório, etc;
Assistentes Sociais;
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem;
Enfermeiros;
Médicos;
Motoristas;
Nutricionistas;
Técnicos Administrativos;
Técnicos de Laboratório;
Técnicos em RX;
Dentre tantos outros.”

Casos no DF

O Distrito Federal ultrapassou, nessa terça-feira (28/7), os 100 mil infectados pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas do balanço, foram 2.246 novos infectados, elevando o total a 100.726 pacientes.

No total, já são 1.391 óbitos em decorrência da Covid-19 no DF, sendo 52 novas mortes nas estatísticas das últimas 24 horas registradas.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE UM RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE COVID-19

- Advertisement -

Últimas Notícias

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está...

Câmara Legislativa aprova suspensão dos prazos de concursos públicos

Proposta do GDF tem o objetivo de interromper o tempo de contagem dos certames durante a pandemia do coronavírus

Agosto Lilás: Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

No mês que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), que estipula punição adequada e coibi...
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??