26.9 C
Brasília
sexta-feira, 7 maio, 2021

Pesquisa da FGV aponta que 87,6% dos participantes têm medo da Covid-19

Este é o resultado da 4ª fase do estudo sobre os impactos do novo coronavírus no trabalho dos profissionais de saúde pública no Brasil

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Fundação Getúlio Vargas, por meio do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), divulgou nesta terça-feira (13), a 4ª fase da pesquisa “A pandemia de COVID-19 e os(as) profissionais de saúde pública no Brasil”. O intuito é revelar os impactos na crise sanitária da Covid-19 no cotidiano, pela percepção dos profissionais de saúde. O SindSaúde, Fiocruz e Rede Covid-19 Humanidades são parceiros da iniciativa.

A investigação buscou mapear as condições de trabalho desses profissionais, seu bem-estar e os modos como agem conforme o decorrer da pandemia. Os dados coletados foram extraídos de um questionário online, com a participação de 1.829 profissionais da saúde pública no Brasil.

Nesta 4ª rodada a pesquisa foi adaptada para acrescentar novos gêneros, afim de compreender melhor os impactos da Covid-19, entre eles mulheres, população LGBT e identidades não-binárias.

Para ler o resultado da pesquisa, clique aqui.

Resultados da pesquisa

A pesquisa evidencia um alto risco de contaminação e agravamento na rotina dos trabalhadores do SUS, 87,6% do total de participantes disseram ter medo da doença. Eles relatam que a imprevisibilidade da doença e o iminente colapso da saúde são as principais causas de insegurança e medo da contaminação.

“Medo do excesso de pessoas, e com gravidade que demanda excesso de cuidados, serem bem maior do que os recursos disponíveis. Profissionais que estão na Atenção Básica sendo recrutados para cuidados intensivos, não habitual à nossa rotina”, declaram.

De acordo com os resultados, 96,6% afirmaram conhecer algum colega de trabalho com suspeita ou diagnosticado com COVID-19 e 31,2% informaram que já foram contaminados com a doença.

Os profissionais afirmam ainda, que a atual situação politica do país tem gerado uma má condução da pandemia. A população tem contribuído com o negacionismo e o Governo Federal com a falta de apoio a gestão municipal, não oferecendo treinamentos e orientações adequadas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Pandemia atinge indígenas que sofrem com a falta de acolhimento

Uma pesquisa realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane...

Jurídico do SindSaúde conquista êxito em processos de insalubridade e exercício findo

Os advogados do SindSaúde auxiliaram filiada em ação na Justiça que condenou o Distrito Federal a pagar o valor...

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus [MAIO]

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está sendo dito...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img