18.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Todos os servidores da SES serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta terça (26)

Imunização foi ampliada e todos os trabalhadores da rede pública e funcionários de hospitais privados serão contemplados

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 da Secretaria de Saúde, em reunião nesta segunda-feira (25), ampliou a vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores da Saúde e trabalhadores dos hospitais particulares do Distrito Federal. Com isso, esses funcionários poderão ser vacinados já a partir desta terça-feira (26).

Os servidores públicos da Saúde receberão as doses nas unidades na Região de Saúde onde atuam. Já aqueles que trabalham nas unidades privadas continuarão sendo vacinados em seus locais de trabalho.

Foi enviada para as Superintendências Regionais de Saúde uma circular com a atualização do público-alvo, que agora inclui:

  • Trabalhadores de saúde da Rede SES/DF de todos os níveis de atenção à saúde, bem como do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES/DF), Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e da Administração Central (ADMC);
  • Trabalhadores dos hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares;
  • Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): Resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras intuições privadas que prestam APH;
  • Trabalhadores da saúde que serão vacinadores;
  • Idosos maiores de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os colaboradores das instituições;
  •  Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência que moram em residências inclusivas (institucionalizadas) e os colaboradores das instituições;
  •  Pacientes em AD2 e AD3 internação domiciliar, além de um cuidador familiar por paciente;
  • Pacientes em SAD-AC de internação domiciliar;
  • População indígena que reside em terras indígenas.

Segundo a circular, não estão contemplados, neste momento da campanha de vacinação, outros serviços do setor privado, além dos hospitais.

Mais doses de vacina para o DF

O DF recebeu, nesta segunda-feira, mais 19 mil doses da vacina CoronaVac produzida por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Elas se juntam às 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida na Índia que chegaram neste domingo (24).

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que com mais essa remessa de vacinas “estaremos ampliando o público beneficiado para todos os profissionais de saúde da rede pública, sem distinção de categorias, e para os profissionais que atuam nos hospitais da rede privada”.

Ele ressaltou que, na próxima etapa, com a chegada de mais doses, serão contemplados os idosos acima de 80 anos de idade.

De acordo com a Pasta, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) ajudará no processo de deslocamento das equipes volantes para garantir a celeridade no processo de vacinação dos servidores da saúde. Serão 40 carros disponíveis para levar as vacinas e os aplicadores até as unidades.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, vacinar  todos os servidores da saúde é uma iniciativa nobre e no mínimo inteligente.

“O ambiente hospitalar é múltiplo, todos os envolvidos, desde o que faz o atendimento inicial até o os trabalhadores que fazem os reparos nos equipamentos e prédios estão expostos ao novo coronavírus, quando se fala em linha de frente é difícil separar pessoas que fazem parte de um sistema que se entrelaça para que o auxílio ao paciente seja executado com eficácia. Todos estão expostos aos perigos de contaminação. Proteger os profissionais da Saúde é a certeza do atendimento ao paciente. Vacina para todos!” Destaca Marli.

A Subsecretária de Gestão de Pessoas (SUGEP), Silene Almeida, lembra a importância de todos os servidores da SES, independente de sua função e setor para que a rede pública de saúde funcione com qualidade. “Continuamos seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde que preconiza a vacinação do profissional da saúde nessas primeiras fases. O Comitê de Vacinação da SES tomou uma decisão estratégica ao deliberar pela imunização de todo o seu efetivo”, afirma.

“Se o profissional da área meio adoece, compromete a aquisição de insumos, medicamentos, contratação de pessoal e todos os demais processos que fazem a complexa engrenagem da saúde funcionar. A SUGEP defendeu esse encaminhamento porque sabemos que sem os servidores essa guerra não será vencida!”, finaliza Silene Almeida.

Clique aqui e leia a circular na íntegra.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img