28.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Taxa de mortalidade entre idosos está caindo devido a vacinação, aponta estudo

A previsão de eficácia dos estudos está fundamentada em relação aos números da vacinação da Coronavac e os números de casos confirmados e mortes por Covid-19

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Vacina do Butantan contra a Covid-19, a CoronaVac, está sendo destaque em estudo realizado por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Espanha. Eles afirmam que a vacina diminuiu o número de internações e óbitos por SARS-CoV-2 de pacientes idosos, incluindo a contaminação pela variante P.1 (cepa amazônica).

O artigo destaca que, “estimativa do impacto inicial da imunização contra Covid-19 em mortes está entre idosos no Brasil”, a comparação é feita relacionada ao grupo de jovens, que tem aumentado a taxa de mortalidade. Em abril, foi registrado que a queda nas mortes da população acima de 80 anos, foi de 25% para 13%.

No sistema de informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a primeira semana epidemiológica e o dia 22 de abril de 2021, foram registrados 171.517 morte atribuídas a Covid-19. O Gráfico abaixo mostra uma grande aceleração nas mortes, quando a variante P.1 começa a dominar os casos no Brasil.

Gráfico: Instituto Butantan

No entanto, entre os dias 13 e 14 de abril, quando cerca de 10 milhões de pessoas receberam a segunda dose, o número começa a cair, demonstrando uma desaceleração nos óbitos.

Segundo o estudo, há “efetividade da vacina CoronaVac na população idosa durante a epidemia de Covid-19 associada à variante P.1 no Brasil”, de acordo com a pesquisa, cerca de 15 mil pessoas acima de 70 anos tiveram alta devido a vacinação.

A CoronaVac

Outros estudos implementados no Brasil e outros países, demonstrou que a vacina CoronaVac é eficaz contra as novas variantes, a P.1 e a P.2, protegendo todas as faixas etárias da mortalidade por Covid-19. Contudo, nenhuma vacina evita a população de ser infectada pelo coronavírus.

A vacina CoronaVac tem como objetivo primordial reduzir o número de óbitos e interações hospitalares, diminuindo o impacto da doença sobre a perda de vidas e o sistema de saúde.

Por essa razão, é importante que todas as pessoas, de todas as idades, tomem a segunda dose da vacina e mantenham os cuidados primordiais.

Importante ressaltar que todos os estudos devem ser lidos com cautela e interpretados com cuidado, pois a efetividade da vacina pode variar para cada caso.

Clique aqui para saber mais sobre o estudo.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img