A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (17) no Palácio do Buriti, anunciou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 será ampliada. Segundo a Pasta, a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21) as pessoas com 72 e 73 anos poderão procurar os postos de vacinação.
Segundo chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha também presente na coletiva, as vacinas serão mais que suficientes para imunizar o grupo desta faixa etária, que são um total de 24 mil pessoas.
“Hoje, a Secretaria de Saúde recebeu 59,9 mil doses da Coronavac. Isso vai possibilitar a vacinação dos idosos que têm entre 72 e 73 anos, que são de um grupo com cerca de 24 mil pessoas. Assim, as vacinas que chegaram são mais que suficientes para imunizar essa faixa etária”, afirma.
O aumento do grupo prioritário foi possível, pois o DF recebeu mais de 59 mil doses da vacina CoronaVac na manhã desta quarta-feira (17), o imunizante foi produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19.
Com o intuito de evitar filas e aglomerações, o GDF continuará com o atendimento por drive-thru, além das unidades básicas de saúde (UBSs).
Confira os pontos de vacinação aqui.
Vacinação no DF
A vacinação está sendo feita gradativamente por conta da quantidade de doses que o DF vem recebendo, pondo como prioridades trabalhadores da linha de frente no combate a Covid-19 e idosos.
Pesquisas apontam que entre as pessoas com 80 anos ou mais, 14,8% dos infectados morreram, comparado a 8,0% entre os idosos de 70 a 79 anos e 8,8% entre aqueles de 60 a 69 anos (taxa 3,82 vezes maior que a média geral), o que é um alerta para as autoridades por este grupo como prioritário para o imunizante
Segundo dados da SES, até a terça-feira (16), o DF já havia vacinado 171.757 pessoas, o equivalente a 4,27% da população da capital, destacando que desse total, mais de 65 mil idosos foram contemplados com o imunizante.