24.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

Entenda como será a vacinação de pessoas com comorbidades no DF

A expectativa é começar a imunização deste grupo na primeira semana de maio, tudo depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou um plano de vacinação contra a Covid-19 para pessoas que possuem comorbidades ou doenças pré-existentes, que está previsto para iniciar na próxima terça-feira (4/05). Será preciso que as pessoas façam um cadastro para vacinação que estará disponível a partir desta sexta-feira (30), no site: vacina.saude.df.gov.br e, futuramente, a Secretária de Saúde vai oferecer o agendamento, sem data confirmada.

Clique aqui e faça seu cadastro de pessoa com comorbidade

Esse plano de vacinação foi apresentado em coletiva de imprensa, pelos secretários Osnei Okumoto e Gustavo Rocha, também participou a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga.

O planejamento afirma que o processo está dividido em duas fases que apenas vão acontecer depois da chegada de mais doses a capital. “Estamos aguardando a chegada de 5 mil doses da Pfizer/BioNTech na segunda-feira (3) e a ideia é que elas sejam aplicadas nesse novo grupo”, explica o secretário Gustavo Rocha.

Segundo a Secretaria, a primeira fase de vacinação será de indivíduos com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidade, pessoas com síndrome de down e pacientes em terapia renal substitutiva, a previsão é que isto ocorra entre os dias 4 e 6 de maio. Grávidas sem qualquer doença pré-existente também serão contempladas, mas somente na fase 2.

Atualmente, o DF possui na faixa etária de 18 e 59 anos cerca de 364 mil pessoas com comorbidades ou doenças pré-existentes. A população com 18 ou menos segue sem ser vacinado, por ainda estar proibido no Brasil.

Passos para a vacinação

O primeiro passo será o preenchimento do cadastro on-line, em seguida, a SES fará o cruzamento de dados da pessoa e do CID da doença relatada com informações do banco de dados. Assim será dado o prosseguimento a vacinação.

A subsecretária Christiane Braga destaca que, “se o paciente teve passagem por unidades públicas, o nome dele já estará na nossa rede. Caso ocorra inconsistência nos dados, a Secretaria de Saúde entrará em contato. Quem tem comorbidade e foi consultado em clínicas particulares, o cadastro é indispensável para que tenhamos acesso aos dados para análise. Depois, o nome será incluído nessa lista”, afirma.

Veja a previsão de vacinação desse público:

A SES divulgou um novo ponto de vacinação que estará disponível na próxima segunda-feira (3/5), a parceria é entre o GDF e as Forças Armadas. O local será na Praça dos Cristais das 18h às 23h.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img