quinta-feira, 18 abril, 2024

DF vai aplicar dose de reforço em idosos +85 a partir desta quarta-feira (22)

Imunossuprimidos graves terão que agendar, a vacinação da terceira dose para este grupo iniciará na próxima segunda-feira (27)

O Distrito Federal vai dar início à vacinação com dose de reforço para idosos com mais de 85 anos, este público poderá procurar os postos, com comprovante de vacinação anterior, a partir de quarta-feira (22) e os locais estarão disponíveis no site da Secretaria a partir da terça-feira (21). É preciso que tenha mais de seis meses da aplicação da segunda dose. São estimados 16 mil idosos nesse público.

A SES vai abrir também o agendamento para terceira dose de imunossuprimidos graves, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a partir de quarta-feira (22), às 14h, no site vacina.saude.df.gov.br. A vacinação iniciará na próxima segunda-feira (27).

Para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), a partir de 60 anos, a aplicação da dose de reforço iniciou nesta terça-feira (21).

Estes anúncios foram feitos pela Pasta em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (20). Participaram da coletiva o secretário de Saúde, general Pafiadache, a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, e o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno.

Imunodeprimidos graves

“A imunização desse grupo será por agendamento, pois, neste momento, o ministério encaminhou doses apenas para a metade desse público. É necessário comprovar a situação de saúde. Estão aptos a tomarem a dose de reforço todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há mais de 28 dias e que se enquadrem na descrição proposta pelo ministério da saúde (conforme abaixo)”, explicou Fabiano. Ao todo, são 12.870 doses para esse público.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, o agendamento é importante para a equipe técnica analisar caso a caso, de modo a verificar se as pessoas se enquadram nos critérios estabelecidos em portaria.

Fazem parte desse grupo, conforme definido pelo Ministério da Saúde:

•  I – Imunodeficiência primária grave.
  • II – Quimioterapia para câncer.
  • III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
  • IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.
  • V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
  • VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
  • VII – Pacientes em hemodiálise.
  • VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Antecipação segunda dose

O Distrito Federal antecipou a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech de todas as pessoas que estão marcadas no cartão de vacina até o dia até 27 de outubro. A aplicação será a partir desta quinta-feira (23). O público estimado é de 240 mil pessoas.

Vacinação de adolescentes

A vacinação dos jovens também avança nesta terça-feira (21) com a aplicação a primeira dose nos adolescentes de 13 anos e continua para quem tem acima disso. “Essa decisão foi baseada na análise das manifestações com respaldo técnico favoráveis à vacinação dos adolescentes, emitidas por entidades que fazem parte da Câmara Técnica de Imunização e atuam junto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), além do parecer favorável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Vacinas aplicadas

Até o momento, o Distrito Federal já aplicou 3.958.346 vacinas, sendo 2.126.811 primeira dose (D1); 1.037.170 segunda dose (D2); e 56.964 doses únicas (DU).

- Advertisement -spot_img