25.5 C
Brasília
terça-feira, 16 abril, 2024

Todas as UBSs do DF passam a fazer testagem para a Covid-19

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde amplia a oferta de testes da Covid-19, que passam a ser feitos nas 172 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.

A medida, segundo a SES, reforça os atendimentos para as pessoas com sintomas da doença oferecendo testes rápidos (IgG e IgMe) e o RT-PRC (swab nasal e oral), de acordo com o perfil de cada paciente.

Com o reforço da testagem em todas as unidades básicas, os postos onde os testes rápidos eram feitos pelo sistema drive-thru, foram desativados. O brasiliense que estiver com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.

Clique aqui e confira a lista de UBSs no Distrito Federal

Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.

Especialistas da Secretaria de Saúde alertam que o mais importante é fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. A depender da avaliação da equipe, o paciente precisará ou não de exames complementares e internação. Assim, a unidade básica de saúde encaminhará para os hospitais de referência.

Assintomáticos

Caso seja um paciente assintomático, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado será ficar em isolamento social. Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades. Lembrando que a partir do terceiro dia com sintomas, até o sétimo, já é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, pode ser o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Testagem

Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR para a Covid-19. Esse tipo de teste é realizado a partir da amostra colhida com o swab por nasofaringe, que são materiais genéticos obtidos da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete).

O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O teste é feito com indicação do médico ou enfermeiro da UBS, em pacientes sintomáticos, a partir da avaliação de um profissional de saúde.

Fonte: Da Agência Saúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...

Garanta seus direitos com o SindSaúde

Nossa equipe jurídica eficiente está ao seu lado. Servidor recupera quase 9 mil reais. O setor jurídico do SindSaúde tem...

Alerta sobre golpes direcionados a servidores

O SindSaúde reitera o alerta sobre golpes direcionados a servidores, nos quais criminosos solicitam transferências bancárias ou pagamentos por...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img