21.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Qual é a diferença entre pandemia, surto, endemia e epidemia?

Estas palavras entraram no vocabulário cotidiano e é importante que sejam compreendidas pela população

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março de 2020, o então surto de Covid-19 que teve início em Wuhan, na China, como uma pandemia. Desde então, a palavra pandemia passou a ser recorrente em todos os noticiários e consequentemente no vocabulário da sociedade.

Mas o que significa pandemia? Quais as diferenças entre outras expressões que também indicam a proliferação de doenças, como surto, epidemia e endemia?

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A pandemia pode começar como um surto ou epidemia; portanto, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem, mudando apenas a escala de disseminação da doença.

Surto
Ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença.
“É possível ocorrer um surto de uma doença até dentro de um hospital, causado, por exemplo, por uma infecção hospitalar”, afirma a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Fongaro Botosso.

Epidemia
Dá-se quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, estados ou cidades, porém sem atingir níveis globais.
“Em 1974, houve uma epidemia de meningite, pois teve um aumento muito grande no número de casos, mas localizados aqui no Brasil”, explica Viviane.

Endemia
Ocorre quando a doença é recorrente em uma região, mas sem aumento significativo no número de casos, onde é possível que a população conviva com ela. No Brasil, a Dengue é classificada como endêmica porque ocorre durante o verão em certas regiões do país.

Como se combate uma pandemia

Há algumas formas de se combater as doenças infecciosas enquanto a vacina ainda não está disponível para todos, desde que se conheça o agente infeccioso e como ocorre sua transmissão. O SARS-CoV-2 se propaga por gotículas espalhadas por pessoas doentes; por isso, é recomendado o uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos, com água, sabão e álcool em gel, ainda assim, a melhor forma de se prevenir contra doenças infecciosas é a vacinação.

O papel desempenhado pela ciência nesse combate é essencial e indispensável, na identificação da história natural da doença e das formas de tratamento e prevenção, na divulgação de dados junto aos órgãos governamentais.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img