26.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

UBSs intensificam ações nos últimos dias da campanha Novembro Azul

Unidades promoveram Dia D durante o mês para atender pacientes do sexo masculino

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na reta final da campanha Novembro Azul, as unidades básicas de saúde (UBSs) estão reforçando as ações de prevenção ao câncer de próstata na Atenção Primária.

Em todo o DF, as unidades da Atenção Primária prepararam ações ao longo do mês para reforçar os cuidados com a saúde do homem. 

Nas UBSs, o público conta com acolhimento, palestras, atualização do cartão de vacina e outros cuidados de rotina.

Cada unidade preparou sua agenda para melhor atender os usuários da região de abrangência.

Dias D nas UBSs

Para intensificar ainda mais as ações, várias unidades básicas de saúde promoveram “Dia D” para cuidar da saúde dos homens.

Nesta quinta-feira (26), o Dia D foi na UBS 7 de Taguatinga, com atendimento especial para o público masculino. O evento teve como tema “Todos na luta contra o câncer de próstata”.

O Dia D na UBS 2 do Gama ocorreu na última segunda-feira (23), quando 40 pacientes do sexo masculino procuraram o serviço. “Esses pacientes participaram de palestra sobre a saúde de forma geral, fizeram testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis e atualizaram o cartão vacinal”, destaca o gerente da unidade, Paulo Henrique Dias Lima.

O gestor conta também que os pacientes foram examinados, receberam solicitações de exames de rotina e marcações de consultas.

Em Santa Maria, as UBSs 3, 4 e 6 também já realizaram o seu Dia D. Os servidores da UBS 3 convidaram os pacientes, que foram previamente identificados como pessoas participativas pelos agentes Comunitários de Saúde, para que esses usuários pudessem ser multiplicadores com seus vizinhos.

“Eles receberam informações quanto à prevenção do câncer de próstata e diabetes mellitus, foram incentivados aos hábitos saudáveis de vida e receberam como lembrança um álcool em gel personalizado enfocando a prevenção da Covid-19″, detalha a gerente da unidade, Joelma Batista Soares.

Já os servidores da UBS 4 levaram as orientações sobre a saúde masculina para o evento promovido pela Secretaria de Justiça, no dia 19, ocorrido no estacionamento da Administração de Santa Maria.

Na última quarta-feira (25) foi a vez de os usuários da UBS 6 receberem atendimento diferenciado. Os homens que estiveram na unidade realizaram testes para detecção de ISTs, solicitação de exame de PSA para o público-alvo entre outras ações educativas.

Em todas ações os usuários foram orientados a manter o distanciamento e usar a máscara em prevenção à Covid-19, obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

Com informações da Agência Saúde DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img