20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Samambaia ganha mais uma UBS para atender população de área vulnerável

A unidade deve atender cerca de 14 mil usuários e vai contribuir com prevenção e promoção da saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde inaugurou, nesta segunda-feira (14), a Unidade Básica de Saúde 11 de Samambaia.

A UBS vai atender a população das áreas Morro do Macaco, Morro do Sabão e área rural de Samambaia.

São moradores das Quadras 627, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1.029, 1.031 e 1.033, ofertando assim, maior cobertura das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Estrutura

“Essa estrutura é muito importante, pois oferecerá melhor atendimento para os usuários e melhores condições de trabalho para os servidores que prestam assistência”, destacou o secretário de Saúde internino, Osnei Okumoto.

A UBS 11 de Samambaia conta com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e uma equipe de saúde bucal. A estimativa é que a unidade atenda cerca de 14 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento

A nova unidade oferece atendimento médico, de enfermagem, de odontologia e possui um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), cuja equipe é composta por profissionais multidisciplinares como psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos e atuam em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Cobertura

Segundo a gerente da UBS 11 de Samambaia, Cláudia Nogueira, a nova unidade vai dar cobertura à população de maior vulnerabilidade social da cidade.

Além disso, a estrutura vai conseguir ofertar consultório para todos os médicos e enfermeiros, otimizar o atendimento e ampliá-lo para a população.

A gestora destacou que mais de 40 servidores irão trabalhar no local e a unidade será uma porta de entrada e até, reabilitação para pacientes.

Outros serviços

A UBS conta com uma sala de vacina abastecida com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação. Além de ser entregue à população com a farmácia totalmente abastecida.

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, esteve na inauguração da UBS 11 e destacou que o GDF está empenhado em fazer obras que realmente atenda às necessidades da população. “A meta do GDF é ampliar 100% da cobertura de Estratégia Saúde da Família”, afirma Paco.

Atenção Primária

Samambaia conta com 13 unidades básicas de saúde, com 59 equipes de Estratégia e Saúde da Família. Dessas, 53 são consistidas, com 83% de cobertura populacional.

Fonte: Agência Saúde DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img