23.5 C
Brasília
sexta-feira, 23 outubro, 2020

Mais 172 equipes de Saúde da Família do DF são reconhecidas pelo MS

Aumento na cobertura de atendimento melhora o acesso para a população

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

As equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) estão distribuídas nas 172 unidades básicas de saúde do Distrito Federal e contam com especialistas multiprofissionais. Ao todo, o DF possui 598 equipes, sendo 54 não consistidas, ou seja, existe a falta algum dos profissionais que compõem o grupo. Este ano, a Secretaria de Saúde completou mais 172 equipes, chegando a 544 o número ESFs completas reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Pasta, a meta é consistir ao menos outras 40 ainda em 2020. Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o mais importante é recompor os vazios de atendimento. “Então hoje temos uma cobertura muito maior dentro do DF e com isso quem ganha é a população. Uma atenção muito mais efetiva, muito mais ampla e que a gente tenha esse acesso cada vez melhor”, afirma Osnei.

Outra preocupação da SES é o financiamento, pois é o MS quem repassa os valores para assegurar as atividades da Atenção Primária. “A Secretaria de Saúde por meio da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, juntamente com o secretário adjunto tem buscado cada vez mais ampliar essas condições de atendimento melhorando o acesso para a população”, destaca o secretário.

Saúde da Família
As equipes de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e técnico em Saúde Bucal.

Cada equipe atende 3.450 usuários da rede pública de saúde do DF e, dessa forma, é possível ter uma estimativa de cobertura da população. A população considerada para o cálculo em 2020 é de 3.015.268 habitantes, ou seja, a abrangência estimada alcança 1.876.800.

  • Com informações da Agência de Notícias da Saúde – DF
- Advertisement -

Últimas Notícias

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus [OUTUBRO]

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está...

Vacinação é a única forma de conter o coronavírus e salvar vidas

Em entrevista exclusiva, ex-ministro da Saúde comenta decisões do governo federal sobre vacinação e combate à Covid-19
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??