23 C
quarta-feira, 25 novembro, 2020

Funcionamento dos serviços de saúde no Dia da Consciência Negra

Foi decretado ponto facultativo no DF e SindSaúde irá aderir

O Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Por este motivo, alguns serviços da Secretaria de Saúde não funcionarão e retornarão suas atividades no sábado (21).

As unidades básicas de saúde (UBS) e as Farmácias de Alto Custo não funcionarão na sexta-feira (20), o atendimento volta no sábado (21). No caso das UBSs, retornam neste dia aquelas que abrem aos sábados. As demais voltam na segunda-feira (23). As farmácias de alto custo funcionarão no sábado das 7h às 12h. Ambulatórios e policlínicas fecham na sexta e reabrem na segunda.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD estarão fechados na sexta-feira (20). As exceções são os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas por dia. As unidades que fecham na sexta voltam a funcionar na segunda (23).

Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

O SindSaúde vai aderir ao ponto facultativo e não haverá atendimento nesta sexta-feira (20), o atendimento voltará ao normal na próxima segunda-feira (23), com agendamento prévio seguindo os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavirus.