Foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (4/5), as Portarias nº 147 e 149, ambas de 02 de maio de 2022, da Secretaria de Economia, que autorizam a realização de Concurso Público para os cargos de Cargos de Técnico em Enfermagem, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde – AVAS e Agente Comunitário de Saúde – ACS.
Estão previstos o provimento de 17 (dezessete) vagas para AVAS e 102 (cento e dois) para ACS, além do cadastro reserva de 400 (quatrocentas) vagas para AVAS e de 500 (quinhentas) vagas para ACS. Já para o cargo de Técnico em Enfermagem a previsão é de 200 (duzentas) vagas imediatas e cadastro reserva de 1.000 (mil) vagas.
Segundo as Portarias, o provimento das vagas estará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do DF. Os Editais dos Concursos Públicos serão submetidos à apreciação da Procuradoria-Geral do DF.
Para a presidente do SindSaúde, Marli rodrigues, a autorização de mais estes concursos públicos para a área da Saúde é sinal de que o governo compreendeu que investir no servidor público é investir diretamente na qualidade de vida da população.
“O maior bem do estado é o servidor público, pois garante a manutenção da prestação dos serviços básicos para a população, como é o caso da Saúde. É o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, o maior bem do povo brasileiro. Acompanharemos até que os editais sejam publicados”, afirma Marli.
De acordo com a Secretaria de Economia, para AVAS e ACS este será o primeiro concurso público para vagas efetivas, anteriormente foram realizados processos simplificados para vagas temporárias. Para o cargo de Técnico em Enfermagem o último concurso ocorreu em 2014, desde 2018 é aguardado esta autorização para novo certame.