26.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Durante a pandemia doar sangue é um gesto de amor

O Dia Nacional do Doador de Sangue tem como objetivo homenagear os doadores e sensibilizar a população para este ato solidário

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

No Dia Nacional do Doador de Sangue, os desafios encontrados pelo Hemocentro de Brasília para manter os estoques de sangue durante a pandemia do novo coronavírus ficam evidentes. É importante que a população entenda que os pacientes continuarão dependendo deste gesto de amor para sobreviverem e que a doação não aumenta o risco de contaminação pela Covid-19.

Atualmente, o Hemocentro de Brasília está com estoques em níveis regulares ou inferiores para todos os tipos sanguíneos. Para garantir a segurança dos doadores e dos servidores, as doações são feitas por agendamento.

Doar sangue não traz riscos adicionais para o novo coronavírus. Pacientes recuperados da doença devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doarem. Já quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas, ou quem viajou para o exterior, deve aguardar 14 dias.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e hemocentros de 15 estados promovem a campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período no qual houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Critérios para doação
Durante este período de crise sanitária, todas as doações devem ser agendadas pelo site http://agenda.df.gov.br ou pelos telefones: 160, opção 2; (61) 3327-4413; ou (61) 3327-4447. O objetivo é evitar aglomerações.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar duas horas antes da doação. Todas as informações estão no site do hemocentro do DF (clique aqui).

Dia Nacional do Doador de Sangue
A data de 25 de novembro tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância deste gesto.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img