26.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

DF cria comitê para atuar no combate a varíola dos macacos

Já são 16 casos confirmados e 40 suspeitos da doença na capital

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde anunciou nesta sexta-feira (29) a criação do Comitê Operacional de Emergências (COE), para atuar no combate à varíola do macaco no Distrito Federal. O grupo deve se reunir já na próxima semana.

Com 16 casos confirmados e 40 sob investigação, a Secretaria de Saúde do DF confirmou a transmissão comunitária da varíola na Capital. Segundo a pasta, além das unidades básicas de saúde (UBSs), as UPAs estão prontas para receber pacientes com suspeita da doença.

Ainda de acordo com a pasta, os diagnósticos começam a ser realizados no Laboratório Central do DF (Lacen-DF) a partir da próxima segunda-feira (01), o que deve agilizar as análises em até uma semana. O laboratório será o primeiro do país, além do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, a iniciar essa testagem.

Cuidados e orientações 

O uso de máscaras, distanciamento social e a higienização das mãos são as principais formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Além disso, é importante evitar o contato ou o consumo de animais silvestres, já que podem estar infectados. 

Pacientes com suspeita da varíola dos macacos devem ser mantidos em áreas separadas, até receberem atendimento. Também é necessário que utilizem máscaras desde o momento em que forem identificados, na triagem. O material colhido do paciente será encaminhado para análise do Laboratório Central (Lacen).

Sintomas 

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão

Os sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As erupções cutâneas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos, e podendo também aparecer na região genital.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img