25.4 C
Brasília
quarta-feira, 10 agosto, 2022

DF cria comitê para atuar no combate a varíola dos macacos

Já são 16 casos confirmados e 40 suspeitos da doença na capital

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde anunciou nesta sexta-feira (29) a criação do Comitê Operacional de Emergências (COE), para atuar no combate à varíola do macaco no Distrito Federal. O grupo deve se reunir já na próxima semana.

Com 16 casos confirmados e 40 sob investigação, a Secretaria de Saúde do DF confirmou a transmissão comunitária da varíola na Capital. Segundo a pasta, além das unidades básicas de saúde (UBSs), as UPAs estão prontas para receber pacientes com suspeita da doença.

Ainda de acordo com a pasta, os diagnósticos começam a ser realizados no Laboratório Central do DF (Lacen-DF) a partir da próxima segunda-feira (01), o que deve agilizar as análises em até uma semana. O laboratório será o primeiro do país, além do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, a iniciar essa testagem.

Cuidados e orientações 

O uso de máscaras, distanciamento social e a higienização das mãos são as principais formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Além disso, é importante evitar o contato ou o consumo de animais silvestres, já que podem estar infectados. 

Pacientes com suspeita da varíola dos macacos devem ser mantidos em áreas separadas, até receberem atendimento. Também é necessário que utilizem máscaras desde o momento em que forem identificados, na triagem. O material colhido do paciente será encaminhado para análise do Laboratório Central (Lacen).

Sintomas 

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão

Os sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As erupções cutâneas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos, e podendo também aparecer na região genital.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (08)

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças entre 1 e 5 anos incompletos começa nesta segunda-feira...

Designado grupo de trabalho que será responsável por revisar portaria que dispõe sobre os horários de funcionamento das Unidades Orgânicas da SES

Foi publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (04), o grupo de trabalho que será responsável por revisar...

NOTA DE PESAR: Falecimento da servidora Danyanne da Cunha Januário da Silva

É com imenso pesar que o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal (SindSaúde)...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img