22.1 C
Brasília
quarta-feira, 12 agosto, 2020

Covid-19: Quase oito mil profissionais da rede pública foram testados, afirma SES

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Segundo informações da Secretaria de Saúde do DF, os profissionais da rede pública de Saúde, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, estão sendo testados para a doença, desde o dia 09 de abril. Ao todo, 7.628 profissionais já foram testados e, em 233 exames, o resultado foi positivo. Nesses casos, não há como comprovar que os profissionais foram contaminados durante o período de trabalho.

A SES possui 32 mil servidores efetivos e, estima-se que 60% desses trabalhadores estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19. “Temos cerca de 2% de profissionais contaminados, todos estão afastados e são monitorados pela pasta”, explica a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Silene Almeida.

As unidades de saúde que realizaram o maior número de testes foram os hospitais regionais do Gama, com 1.234 servidores testados e 19 positivos, e o da Samambaia, com 1.030 testados e 22 resultados positivos. No Hospital Regional de Brazlândia, foram 605 testes realizados e 3 positivos. Em Ceilândia, 805 com 86 positivos.

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) que é a unidade referência para a doença no Distrito Federal realizou 800 testes com oito positivos. O diretor da Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, explica que os novos testes têm 98% de confiabilidade e adianta que na próxima semana devem chegar mais cinco mil kits. “Testamos 800 funcionários e vamos testar os 1,8 mil funcionários do Hran. Os novos kits dão resultados mais qualificados e atestam quem já esteve doente e agora está imune”, observa.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, destacou que a testagem em massa garante maior segurança para os profissionais de saúde. “Estamos tendo cuidado redobrado com nossos servidores. São realizadas capacitações diárias, com todas as equipes de profissionais sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), e os cuidados redobrados com a higienização das mãos e sobre o coronavírus”.

O Hospital Regional de Sobradinho realizou 480 testes e o Hospital São Vicente de Paulo, 200, ambos não apresentaram nenhum resultado positivo para a Covid-19.

No Hospital Região Leste foram 200 testes realizados com um positivo e no Hospital Materno Infantil de Brasília 540 testes e 17 confirmados.

O Hospital de Apoio de Brasília testou 100 funcionários, sendo que dois resultados foram positivos e no Hospital Regional do Guará 410 testes e 29 positivos. Em Planaltina foram 288 testes e 29 resultados positivos no HRPL.

 

Com informações da Agência Saúde

- Advertisement -

Últimas Notícias

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está...

Câmara Legislativa aprova suspensão dos prazos de concursos públicos

Proposta do GDF tem o objetivo de interromper o tempo de contagem dos certames durante a pandemia do coronavírus

Agosto Lilás: Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

No mês que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), que estipula punição adequada e coibi...
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??